Um dos mais celebrados mangás, , será publicado no Brasil pela editora Veneta. Escrita e desenhada por , a obra conta a história de um mangaká que decide se opor às pressões do trabalho e faz de tudo para tornar sua vida uma ode ao fracasso.

Ele passa a vender pedras retiradas de um rio perto de sua casa. Tsuge faz da história de fracasso do protagonista uma crítica à sociedade atual, mas com bastante humor e ironia.

Pouco conhecido dos leitores ocidentais, Tsuge é celebrado pela crítica e bastante estudado. A edição da Veneta de O Homem Sem Talento é a primeira das Américas e faz parte de uma leva de edições de sua obra que começam a ser anunciada na Europa e nos EUA a partir do próximo ano.

Ele será o grande homenageado no Festival de Angoulême, o mais importante da Europa, com uma retrospectiva de toda sua carreira.

Nascido em Tóquio, em 1937, Yoshiharu Tsuge é um dos mais importantes mangaka da história. Foi um pioneiro do estilo gekiga, de quadrinhos realistas para o público adulto, e publicou na influente revista japonesa de vanguarda Garo, nos anos 1960.

“Sua abordagem profundamente pessoal, com narrativas oníricas e autobiográficas, levaram suas HQs a tal nível da experiência poética que ficaram como um marco na história dos mangás e influenciaram de alguma maneira todas as gerações posteriores de quadrinistas japoneses”, diz o texto oficial do de Angoulême.

A edição da Veneta tem 240 páginas e custará R$ 64,90 (já em pré-venda).

Sem mais artigos