A arte saída das impressoras jato de tinta ganha exposição no Recife

Em louvor da sombra ou através do espelho Yukie Hori 02
Estudos para jato de tinta, de Renan Teles. (Divulgação).
Estudos para jato de tinta, de Renan Teles. (Divulgação).

O Museu Murillo La Greca abre suas portas para uma exposição coletiva neste domingo (16). Dela fazem parte as mostras intituladas “Estudos para jato de tinta” e “Em louvor da sombra ou através do espelho”, que são dirigidas para o público que curte design e fotografia, respectivamente. As mostras ficam abertas ao público de 18 de novembro até 20 de dezembro.

A exposição “Estudos para jato de tinta” partiu de projeto desenvolvido pelo artista Renan Teles, com o objetivo de tomar a impressora jato de tinta como ferramenta de produção criativa em fotografia, em detrimento à câmera fotográfica. A proposta trabalha arte digital, pintura, design gráfico, publicidade e até mesmo o universo dos games. Nele foi desenvolvida uma automação computacional que elimina os limites de resolução da fotografia digital, destrinchando-a e trazendo à tona seus elementos estruturais para, por fim, serem utilizados como fonte de informação para uma impressora jato de tinta.

Estudos para jato de tinta - Renan Teles 02

Já o artista visual paulista Yukie Hori apresenta um material que teve como base estudos com a luz. A exposição de fotografia “Em louvor da sombra ou através do espelho” traz trabalhos que partem das nuances do transcurso do tempo e a percepção sutil dos fenômenos ópticos ou dos jogos de luz: os claros e os escuros, as sombras e os reflexos, as coisas e as suas aparências.

São cerca de 20 fotos, inéditas para o público brasileiro, captadas em residências artísticas realizadas em países como Japão, México e Austrália, que formam um extenso arquivo digital, revisitado e editado especialmente para a mostra.

Em louvor da sombra ou através do espelho - Yukie Hori 01

Em louvor da sombra ou através do espelho - Yukie Hori 03

Em louvor da sombra ou através do espelho - Yukie Hori 02