A Lenda de Korra – Guerra Territorial
Bryan Konietzsko, Michael Dante DiMartino, Irene Koh e Killian Ng
Intrínseca, 242 páginas, 2023, R$ 69,90
O desenho animado A Lenda de Korra (que faz parte do universo de Avatar, da Nickelodeon) tornou-se uma das animações mais cultuadas por conta de sua representatividade LGBTQIA+. Mas, o potencial da série foi tolhido, talvez por pressões mercadológicas aliadas à homofobia, que impediram de desenvolver bem a relação da protagonista Korra com sua companheira, Asami. Guerra Terrotorial, livro que saiu pela Intrínseca no início do ano, é um alento aos fãs por continuar a jornada dos personagens após o fim do desenho.
- Acompanhe nossa cobertura de HQs na página OG! Quadrinhos
- Leia e compre a Plaf, a nossa publicação impressa sobre quadrinhos
Korra é a nova reencarnação do Avatar, o único ser capaz de dominar os quatro elementos da natureza – água, fogo, ar e terra. Após a criação acidental de um portal para o mundo espiritual no final do desenho, a relação entre os dois mundos começa a ganhar atritos. Nesta HQ, que saiu nos EUA pela Dark Horse como uma série, Korra e Asami precisam atuar como uma ponte na relação dos espíritos com os seres humanos da Cidade República. Essa paz, claro, não vai durar muito e uma guerra acabará acontecendo.
É um gibi longo, então ainda há espaço para outras ameaças, como uma organização violenta conhecida como Ameaça Tripla, além de, claro, a própria relação das heroínas. O desenho, que chegou ao fim em 2014, fez história ao apresentar as duas heroínas como um casal. A cena final, com as duas de mãos dadas, foi um divisor de águas e abriu portas para boas representações LGBTQIA+ na animação infantil, como Steven Universo, She-Ra e Príncipe Dragão. O beijo entre as duas, porém, foi apenas implícito. Porém, os criadores da série confirmaram oficialmente em postagens no Tumblr que o romance entre as duas realmente era real.


A HQ consegue transpor o carisma de Korra para as páginas, com todas as suas nuances. Ela segue uma personagem impulsiva, falha, cativante, uma das melhores já escritas para o público infanto-juvenil. E, claro, há muito romance, até como uma compensação aos fãs que sofreram com esse apagamento no desenho original.
O texto, no entanto, não é muito o forte da HQ. É engessado, o que prejudica a narrativa em alguns momentos, perdendo a fluidez. Há também uma pressa em resolver os conflitos, tornando-os previsíveis. A arte e as cores são lindas e se relacionam bem com o desenho. Ideal para os fãs de Korra. Torcer que a Intrínseca não desista de finalizar a série por aqui.
Leia mais críticas de HQs
- Quadrinhos distópicos de Guido Buzzelli finalmente chegam ao Brasil
- HQ de A Lenda de Korra desenvolve romance lésbico iniciada na animação
- HQ Czar Acidental revela verdades sobre Vladimir Putin
- HQ Ópera Negra retrata busca por Maria D’Apparecida, estrela negra que o Brasil esqueceu
- Gênero Queer explora as subjetividades da pessoa não-binárie com leveza

Apoie o Fora do Padrão, a antologia definitiva que reúne 40 anos de quadrinhos LGBTQIA+.
O Grito! lança o primeiro livro de seu selo de quadrinhos com este clássico organizado por Justin Hall. São mais de 300 páginas com HQs de nomes ilustres como Alison Bechdel, Nazario, Ralf König, Howard Cruse, Trinna Robbins e muito mais.
Apoie a nossa campanha no Catarse e garanta o menor preço do livro, além de descontos exclusivos!