Exposição “Ela que o abismo também viu.” reflete sobre período pandêmico e suas marcas

Produzida por Cyane Pacheco, a exposição estreiou nesta terça (30), na Arte Plural Galeria

Copia de Post Noticias Padrao 3 1
Obras foram todas produzidas em casa com materiais domésticos. (Foto: Divulgação)

A renomada artista plástica e poetisa Cyane Pacheco inaugura uma exposição na Arte Plural Galeria, no Bairro do Recife, apresentando uma parte da série “Ela que o abismo também viu.” Esta coleção, composta por obras de técnica mista, envolvendo pintura e macrocolagem, é uma expressão visual da reflexão da artista sobre a situação-limite experimentada durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Cyane, integrante do Coletivo Oroboro, traz uma perspectiva única ao abordar a tragédia global de maneira lúdica, utilizando cores vibrantes para ilustrar o espanto coletivo diante de uma situação inusitada.

Durante o período de isolamento, Cyane utilizou recursos limitados, como cola, papel, tesoura e revistas de arte e moda, para criar seu Atelier Portátil. Nesse ambiente improvisado, ela deu vida a figuras femininas que, de maneira simbólica, enfrentam o desafio de equilibrar-se na ponta dos pés sobre um abismo, ocultando seus rostos por trás de máscaras sanitárias. A poética da artista é enraizada no conceito de “Enfrentamento do Horror”, conforme proposto por Alberto Lins Caldas, explorando temas contemporâneos como memória, morte e as complexas transformações sociais.

cyane
Cyane Pacheco. (Foto: Divulgação)

O projeto “Ela que o abismo também viu” vai além da galeria, envolvendo uma programação mais ampla. Com curadoria da psicanalista, ensaísta e crítica de arte Bianca Coutinho Dias, o projeto inclui bate-papos online com artistas e curadores independentes, como Cristiana Tejo, Marcelo Coutinho, André Aquino, além da própria Cyane Pacheco. Intervenções urbanas já realizadas, com a projeção de imagens das colagens da artista em locais estratégicos do Recife, complementam essa experiência artística envolvente. A exposição na Arte Plural Galeria está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h.