O adeus a Rita Lee: amigos, artistas e familiares homenageiam a rebelde do rock brasileiro

"O mundo perdeu uma das pessoas mais únicas e incríveis que já existiu. Eu perdi a minha mãe", escreveu o filho da cantora nas redes sociais

78401613 10157857967559362 7395541862435520512 n
Rita Lee foi um dos maiores nomes da música brasileira. Ela partiu nessa segunda (8), aos 75 anos. (Foto: Reprodução/Facebook).

A manhã desta terça-feira (9) veio carregada de profunda tristeza para a música nacional com a notícia da morte de Rita Lee, a rainha do rock brasileiro. Segundo comunicado da família, publicado no Instagram, a cantora faleceu na noite de ontem em sua residência, em São Paulo. Nas redes sociais, amigos, familiares e artistas lamentaram a partida e prestaram suas homenagens.

Leia mais: Rita Lee foi ponta de lança contra um mundo conservador

Em sua página no Instagram, João Lee, filho da cantora, homenageou a mãe com um vídeo e um texto. “O mundo perdeu uma das pessoas mais únicas e incríveis que já existiu. Eu perdi a minha mãe. Mas você é eterna. Seu legado, sua história e sua arte viverão para sempre. Essa é a minha missão para a vida toda. Enquanto eu estiver vivo e cheio de graça você vai continuar fazendo um monte de gente feliz”, escreveu. “Estou sem chão, arrasado, devastado. Mas, ainda tenho muito o que contar”, desabafou.

Ainda no Instagram, a cantora Preta Gil compartilhou uma foto dando um selinho em Rita Lee e declarou sua admiração por ela. “Eu tive o privilégio de conviver com minha ídola, com minha musa, desde a minha infância até a vida adulta, cantamos juntas, rimos juntas, um grande presente.”

“Descansa, minha irmã. Amo você”, também publicou o amigo e cantor Gilberto Gil. A mensagem veio acompanhada de um vídeo no qual ele relembra momentos marcantes ao lado da rainha do rock. Xuxa também lamentou a morte da artista e compartilhou uma foto de mãos dadas com Rita Lee. “Te amo”, declarou a apresentadora.

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva prestou homenagem à cantora no Twitter. Lula destacou a criatividade e ousadia da artista que ajudaram a transformar a música brasileira, além de seu enfrentamento ao machismo na vida e na indústria musical. “Jamais será esquecida e deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro. Meu abraço fraterno aos filhos Beto, João e Antônio, familiares e amigos. Rita, agora falta você”, escreveu.

A Ministra da Cultura Margareth Menezes twittou “Rita Lee é uma revolução! Artista de grandeza maior da música brasileira, era enérgica, combativa e vibrante”, despedindo-se e desejando sentimentos à família, amigos e fãs. Na rede, o rapper Emicida também se despediu. “Que a terra lhe seja leve, padroeira da liberdade!”, postou.