Lily Gladstone, Omar Sy e outros artistas integram júri do Festival de Cannes

Sob a presidência de Greta Gerwig, eles são responsáveis por selecionar os vencedores da Palma de Ouro

Lily Gladstone H 2023
Foto: Lindsay Siu/Divulgação.

O Festival de Cannes anunciou os membros do júri que terão a responsabilidade de selecionar os vencedores da Palma de Ouro e outras premiações neste ano. Encabeçando o painel está a atriz e diretora americana Greta Gerwig, reconhecida por seu sucesso de bilheteria Barbie (2023).

Ao lado de Gerwig, estão as estrelas do cinema francês Eva Green e Omar Sy, somando-se ao diretor espanhol Juan Antonio Bayona. Confirmada também a presença da atriz americana de origem indígena Lily Gladstone. Ela é reconhecida por sua indicação ao Oscar e seus prêmios por sua atuação em Assassinos da Lua das Flores (2023).

Além dos já mencionados, completam o júri o diretor espanhol Bayona, responsável por A Sociedade da Neve, o cineasta japonês Hirokazu Koreeda, o ator italiano Pierfrancesco Favino, a diretora libanesa Nadine Labaki e a atriz e roteirista turca Ebru Ceylan.

O júri tem a missão de avaliar os 22 filmes em competição. Alguns destaques são Megalopolis, sob a direção de Francis Ford Coppola e The Apprentice, uma cinebiografia do ex-presidente americano Donald Trump, dirigida pelo cineasta Ali Abbasi.

Fora da competição, o documentário mais recente de Oliver Stone, Lula, sobre o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, promete gerar discussões e reflexões. Entre os filmes aguardados, está Tipos de Gentileza, marcando o reencontro do diretor Yorgos Lantimos com a atriz Emma Stone após o sucesso de Pobres Criaturas.

A 77ª edição do Festival de Cannes acontece do dia 14 ao dia 25 de maio.