O novo longa-metragem do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto, fará sua estreia mundial neste domingo (18), na competição oficial do Festival de Cannes. A sessão está marcada para as 15h (horário local), equivalente às 10h no horário de Brasília, no Grand Théâtre Lumière, principal sala de exibição do festival. A première contará com a presença do diretor, da produtora Emilie Lesclaux e de um elenco numeroso, com mais de 20 atores e atrizes.
Protagonizado por Wagner Moura, o filme é ambientado no Brasil de 1977 e acompanha a trajetória de Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna ao Recife após anos afastado. Ao buscar tranquilidade em sua cidade natal, ele se depara com situações imprevistas, que envolvem mistérios e ameaças. O elenco também inclui nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Roberio Diógenes, Laura Lufési, entre outros.


Com roteiro e direção assinados por Kleber Mendonça Filho e produção de Emilie Lesclaux, O Agente Secreto é uma coprodução entre Brasil (CinemaScópio), França (MK Productions), Holanda (Lemming) e Alemanha (One Two Films). A distribuição no Brasil ficará a cargo da Vitrine Filmes.
Além de integrar a seleção oficial de Cannes, o filme também foi selecionado para a competição principal do Sydney Film Festival, que ocorre entre os dias 4 e 15 de junho. Em 2015, Kleber Mendonça Filho venceu o Sydney Film Prize com Aquarius.
Esta é a quinta participação do diretor no Festival de Cannes. Em 2005, seu curta-metragem Vinil Verde foi exibido na Quinzena dos Realizadores (atualmente chamada Quinzena de Cineastas). A primeira participação na competição oficial aconteceu em 2016 com Aquarius, seguida por Bacurau em 2019, codirigido por Juliano Dornelles. Em 2023, Retratos Fantasmas foi apresentado em Sessão Especial, na Seleção Oficial.