Retratos Fantasmas é selecionado para o New York Film Festival e inicia campanha para o Oscar

Evento é a porta de entrada nos Estados Unidos para filmes lançados em Berlim, Cannes e Veneza e costuma reunir as produções de maior prestígio do ano

image 7
Longa de Kleber Mendonça Filho é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem. (Foto: Divulgação/Vitrine Filmes).

O prestigioso New York Film Festival (NYFF) anunciou, nessa terça-feira (8), a seleção de Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, para compor a Main Slate, principal mostra do evento. O festival, marcado para acontecer em setembro e outubro, é a porta de entrada nos Estados Unidos para filmes lançados em Berlim, Cannes e Veneza e costuma reunir as produções de maior prestígio do ano.

A imprensa em torno dos filmes selecionados representam também o início das conversas para a próxima temporada de premiações. “Com a carreira que Retratos Fantasmas vem construindo, e com o que ainda será divulgado fora do Brasil, creio que devemos submeter o filme como representante do país no Oscar. Faz parte do trabalho e vamos onde o filme vai”, afirma a produtora do longa Emilie Lesclaux.

Retratos Fantasmas teve sua estreia mundial em maio, no Festival de Cannes na seleção Special Screening. O filme já conta com mais de 30 convites para festivais internacionais de cinema com exibições já cumpridas em Munique, na Alemanha, Sydney e Melbourne, na Austrália.

No Brasil, a primeira exibição em território brasileiro será nesta sábado (12), na noite de abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado, em sessão única fora de competição. Já na próxima semana, o diretor iniciará uma agenda extensa de pré-estreias em nove cidades brasileiras.

“Eu gosto de trabalhar no lançamento dos filmes, de estar nas sessões, ainda mais num filme sobre as cidades e, especialmente, sobre o ato de ir ao cinema”, conta Kleber Mendonça Filho.

Nas últimas três semanas, todas as pré-estreias tiveram seus ingressos esgotados. De Porto e Lisboa a Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital pernambucana, a avant première acontece na próxima terça-feira (14), em duas sessões no histórico e central Teatro do Parque.