Recife Além do Olhar: projeto promove acessibilidade em igrejas históricas

Iniciativa é um desdobramento do projeto Olinda Além do Olhar e busca ampliar o acesso a informações detalhadas sobre arquitetura e história do estado

Fachada da Igreja da Madre de Deus
Material informativo em braille. (Foto: Divulgação).

Com a proposta promover a acessibilidade para pessoas com deficiências visuais e auditivas, o projeto Recife Além do Olhar vai instalar painéis táteis com informações em braille, letras ampliadas, pictolibras (sinais em Libras) e audiodescrições em três igrejas históricas da capital pernambucana. São elas: a Basílica do Carmo, a Igreja Madre de Deus e a Igreja Conceição dos Militares, todas localizadas na região central do Recife.

O lançamento acontecerá às 10h desta terça-feira (28), no Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ), no bairro das Graças, com a presença de integrantes de instituições de apoio e pessoas com deficiência, além de representantes da Arquidiocese de Recife e Olinda.

A iniciativa é um desdobramento do projeto Olinda Além do Olhar, que busca proporcionar acessibilidade no âmbito cultural, eliminando barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais que ainda persistem. Nas redes sociais, também serão compartilhadas imagens das fachadas das igrejas e outras informações.