Agenda Cultural do Recife com Mostra Absurda, espetáculo “Aquilo” do grupo Magiluth e lançamentos literários

Na programação também chega o musical "O Irôko, a Pedra e o Sol" e as novas exposições na Galeria Amparo 60 e na Oficina Francisco Brennand

Copia de Post Noticias Padrao 15
A produção cubana "Soberane" é um dos títulos da Mostra Absurda (Divulgação)

Neste final de semana, o Recife tem uma agenda de atividades que brincam com música, arte e reflexão. Nos shows e festas o Baile do Forrobodó – Forró das Mulheres, que em sua terceira edição presta a homenagem às mulheres que contribuíram para a história do forró. Com uma seleção de artistas femininas do gênero, como As Januárias e Sarah Leandro, o evento celebra o legado dessas figuras.

Além disso, os amantes da música brasileira têm a oportunidade de celebrar os 30 anos do lançamento do álbum Encontro Marcado – MPB4 Canta Milton. Aquiles, Dalmo, Pauleira e Miltinho, membros do MPB4, apresentam uma jornada musical pelos clássicos de Milton Nascimento.

Para os que buscam uma experiência cultural diversificada, a Mostra Absurda oferece uma imersão no mundo artístico através de 33 produções artísticas, incluindo filmes, instalações de vídeo e videodança. Pela primeira vez presencialmente, a mostra promete estimular a reflexão e a apreciação das mais variadas formas de expressão artística, com sessões distribuídas entre o Parque das Graças e a sala Museu do Cinema Fundaj.

No teatro, o grupo Magiluth celebra as duas décadas de existência com a montagem de um de seus clássicos. O espetáculo Aquilo que meu olhar guardou de você chega na agenda com sessões durante todo o final de semana no Teatro Fernando Santacruz. Isso e mais na Agenda Cultural desta semana, confira.

Show e Festas

Sexta, 01

Baile do Forrobodó – Forró das Mulheres

Em sua terceira edição, o Forró das Mulheres reúne as presenças femininas do gênero para homenagear grandes mulheres que construíram o forró como Carmélia Alves, Marinês, Anastácia e outras. Com As Januárias e Sarah Leandro entre as atrações, e a DJ Grazi Paiva tocando nos intervalos. O Forró das Mulheres acontece nesta sexta (01), a partir das 20h, no Empório Barrozo. Rua da Aurora, 1225, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.

A Favorita

Com foco no pop nacional, a festa A Favorita, nesta edição, elegeu Pabllo Vittar como artista principal. A festa se estende pelos vários ambientes do Club Metrópole com os DJs Ary Z, Candy e América como atrações. A Favorita acontece nesta sexta (01), a partir das 22h, no Club Metrópole. Rua das Ninfas, 125, Soledade. Os ingressos, que possuem opção open bar, estão disponíveis no Sympla.

Sábado, 02

Show Encontro Marcado – MPB4 Canta Milton

Para celebrar os 30 anos do lançamento do álbum Encontro Marcado – MPB4 Canta Milton os membros do grupo Aquiles, Dalmo, Pauleira e Miltinho apresentam o show que homenageia a obra de Milton Nascimento. O repertório incluirá não apenas as músicas do álbum, mas também outros clássicos de Milton e sucessos marcantes da carreira do MPB4. O show acontece neste sábado (02), às 21h, no Teatro RioMar. Av. República do Líbano, 251, Boa Viagem. Ingressos disponíveis na plataforma Uhuu.

Paredaum Megaritz

O Paredaum Megaritz retorna à Casa Bacurau com Luisa Nascim – vocalista da banda potiguar Luisa e os Alquimistas – como DJ LULU, sua personagem na mixagem, que é convidada do DJ Patricktor4. A festa é uma mistura de sucessos da música popular, desde clássicos até os hits das plataformas digitais e virais do TikTok. O Paredaum Megaritz acontece neste sábado (02), a partir das 23:30, na Casa Bacurau. Rua Capitão Lima, 100, Santo Amaro. Ingressos disponíveis no Sympla.


Cinema

Três Tigres tristes rolo01 1.36.1
Três Tigres Tristes de Gustavo é um dos quatros longas da programação. (Divulgação)

Mostra Absurda

Em sua terceira edição, e pela primeira vez presencialmente, a Mostra Absurda exibe 33 produções artísticas, dividas em longas-metragens, curtas, instalações de vídeo e videodança, com sessões divididas no Parque das Graças, no Recife e a sala Museu do Cinema Fundaj. Todas as exibições têm entrada franca . A programação começa nesta quinta-feira e vai até o domingo (03). A programação completa esta completa no site da amostra.


Teatro e Dança

O Iroko A Pedra e o Sol Foto Domar 2
Foto: Domar. (Divulgação).

O Irôko, a Pedra e o Sol

O espetáculo O Irôko, a Pedra e o Sol retorna aos palcos do Recife neste final de semana. Realizado pelo grupo O Poste Soluções Luminosas, o espetáculo reflete sobre temas sociais como racismo, LGBTfobia, sorofobia e outros estigmas. O musical terá sessões a partir desta sexta até o domingo (1, 2 e 3 de março), no Teatro Hermilo Borba Filho. Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife. Os ingressos, a preços populares, estão disponíveis para compra antecipada no Sympla.

Aquilo que meu olhar guardou de você

“Aquilo que meu olhar guardou de você” é o espetáculo que abre as comemorações de 20 anos do grupo Magiluth. A peça volta o olhar de fora para as cidades que muitas vezes são obscurecidas pelo trivial, abordando homem contemporâneo e as contradições de seus sentimentos. O espetáculo tem sessões que começam nesta quinta (29) até o domingo (03), com horários a tarde a noite, no Teatro Fernando Santacruz. Av. Doutor Joaquim Nabuco, s/n, Olinda. Ingressos com horários específicos das sessões estão disponíveis no Sympla.


Museus e Exposições

IMG 3815

Pequenezas

O projeto Pequenezas muda as perspectivas dos visitantes da Oficina Francisco Brennand através de áudios-guia gravados por artistas locais que dão destaque a detalhes e peças que normalmente passam despercebidos, ao incorporar QR codes estrategicamente em itens do acervo, que dão acesso aos áudios, além de também disponibilizar uma forma de visitação a pessoas com deficiências visuais. As visitas estão disponíveis a partir desta quinta (29). Os ingressos estão disponíveis para compra no site da Oficina Francisco Brennand.

Mostra A pintura, a fotografia e o momento eterno

Isabela Stampanoni1
Obra de Isabela Stampanoni. (Foto: Divulgação).

A mostra A pintura, a fotografia e o momento eterno abre a temporada na galeria Amparo 60. Com curadoria de Raul Córdula, a exposição reúne trabalhos dos artistas visuais Francisco BaccaroHelder Ferrer Isabela Stampanoni, que se baseiam na reflexão sobre o tempo como elemento criativo da pintura e da fotografia sob as técnicas da rotina fotográfica e da manipulação pictural. A mostra abre nesta quinta (29) e fica disponível para visitação na sexta (01), na galeria Amparo 60, 3º andar da Dona Santa. Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187 , Boa Viagem.


Livros

capa juizo amanda miranda vis
A história foi originalmente publicada em 2019 como parte da coletânea TABU, da editora MINO. (Foto: Divulgação/Amanda Miranda).

Lançamento de “Juízo”

A quadrinista Amanda Miranda lança sua HQ “Juízo” nesta semana. A história aborda o corpo como território do medo, enquanto a protagonista Luciana, uma mulher de família, busca agência e controle sobre si mesma. O lançamento acontece neste domingo (03), das 10h às 14h, na Livraria do Jardim. Av. Manoel Borba, 292-B, Boa Vista. A entrada é gratuita e as HQ’s estarão à venda por R$ 35,00.