8 ½ Festa do Cinema Italiano retorna ao Recife

Pré-abertura do Festival acontece nesta quarta-feira (25) no Moviemax Rosa e Silva com exibição de "Gloria!", de Margherita Vicario

Gloria2
"Glória", de Margherita Vicario, é um dos destaques da programação (Divulgação)

A 8 ½ Festa do Cinema Italiano celebra sua 12ª edição e chega a Recife entre os dias 26 de junho e 2 de julho. Os filmes selecionados serão exibidos no Moviemax Rosa e Silva. Ingressos e horários disponíveis no site do festival.

A abertura da programação acontece nesta quarta-feira (25), às 21h, ocorre a pré-abertura do festival, com a exibição de Gloria!, de Margherita Vicario , um filme que celebra a liberdade feminina e foi premiado com três David di Donatello.

A seleção do festival inclui 11 filmes. Entre os destaques, estão o aclamado Vermiglio – A Noiva da Montanha, de Maura Delpero, que estreou em Veneza, venceu o Grande Prêmio do Júri (Leão de Prata) e foi indicado pela Itália para disputar uma vaga no Oscar 2025 de filme internacional. Em celebração ao centenário de Marcello Mastroianni, a programação também integra cópias restauradas de clássicos de Federico Fellini, como A doce vida e 8 ½

Outro destaque é o longa La vita accanto, de Marco Tullio Giordana, que fez sua estreia mundial no último Festival de Locarno, em uma exibição fora da competição oficial. O diretor, que já esteve presente no Brasil como convidado da edição de 2019 do festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano, recebeu um Leopardo especial do Festival, em homenagem à sua trajetória artística. Adaptação do livro de Mariapia Veladiano, o longa conta a história de Rebecca, que nasce com uma mancha no rosto, sofre rejeição da mãe e encontra na música forças para superar o isolamento e afirmar sua identidade.

Seguindo a temática política da programação, “A grande ambição” (Berlinguer – La Grande Ambizione), de Andrea Segre, narra a vida do histórico líder do Partido Comunista Italiano (PCI), Enrico Berlinguer, e uma das figuras mais marcantes do século XX na Itália. Com Elio Germano no papel principal, vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Roma, conta a trajetória de um homem e de um povo para quem a vida e a política, o privado e o coletivo, eram inseparáveis.

Apresentado em Competição Oficial no Festival de Veneza 2024, integra também a programação o longa “O último chefão” (Iddu),  de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, que conta com a dobradinha Elio Germano e Toni Servillo e é inspirado na história do chefão Matteo Messina Denaro, morto em setembro de 2023 após ser preso, depois de três décadas foragido. Este é o terceiro filme centrado na máfia de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, e revela um retrato intenso do lado humano e grotesco de uma fuga lendária.

LETTRES SICILIENNES 5 copyright Giulia Parlato scaled 1
“O Último chefão”, de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza (divulgação)