A Região Metropolitana do Recife está mais uma vez podendo curtir mais um Palco Giratório que este ano chega a sua décima edição. Realizado pelo Serviço Social do Comércio – Sesc, o projeto apresenta mais de 40 espetáculos e cerca de 70 atividades até 7 de junho, ocupando teatros, espaços culturais e áreas públicas do Recife, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, consolidando-se como uma das principais vitrines de circulação das artes cênicas no país.
Criado pelo Sesc em 1998, o Palco Giratório já levou centenas de grupos a diferentes estados brasileiros e chega à edição de 2026 reforçando o papel das artes cênicas como espaço de formação crítica e intercâmbio cultural.
A programação mais uma vez aposta em diversidade estética e diálogo com temas sociais, históricos e identitários e foi aberto no Teatro do Parque com o espetáculo Capiba, pelas ruas eu vou, musical do Aria Social que revisita a trajetória do compositor pernambucano com mais de 40 bailarinos-cantores no palco.

O festival articula teatro, dança, música, circo e formação cultural em uma curadoria voltada à pluralidade de linguagens e narrativas. Espetáculos como Helô em Busca do Baobá Sagrado abordam ancestralidade e protagonismo negro, enquanto Notícias do Dilúvio – um canto a Canudos revisita a resistência popular sob perspectiva feminina. Já Para Mariela, do grupo paulista Sobrevento, trata da imigração infantil latino-americana.
A programação também aproxima tradição e experimentação, reunindo desde releituras de A Cantora Careca, de Eugène Ionesco, até montagens inspiradas em culturas populares amazônicas e pernambucanas, como Corpos de Tambor e Sobre os ombros de Bárbara.
Além das apresentações, o evento promove oficinas, ações formativas e um Ideathon voltado à inovação cultural em parceria com o Senac. A proposta amplia o alcance do festival para além do palco, estimulando reflexão sobre criação, memória e circulação artística.
Ao todo serão apresentadas 26 peças pernambucanas e mais 15 nacionais em lugares como teatros Capiba, Samuel Campelo, Hermilo Borba Filho, do Parque, Barreto Júnior, Apolo e Santa Isabel. A iniciativa do Sesc também vai circular por espaços alternativos como o Paço do Frevo, Clube Bela Vista, e Centro de Artes e Comunicação (CAC – UFPE) e em espaços ao público, como o Parque Urbano da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. A compra antecipada de ingressos já pode ser feita pelo site e outras informações podem ser obtidas também pelo perfil @palcogiratoriope.


