NaPerifa: Secult-PE abre consulta pública para mapear produção cultural nas periferias da Região Metropolitana

Consulta pública visa mapear produção cultural nas periferias da Região Metropolitana de Pernambuco para subsidiar projeto de fomento à economia criativa

Copia de Imagem post padrao 1 10
Foto: Divulgação.

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) lançou, nesta semana, uma consulta pública com o objetivo de mapear a produção cultural presente nas comunidades periféricas da Região Metropolitana do Estado. A iniciativa faz parte da construção do projeto NaPerifa: Circuito Gastronômico e Criativo, que visa valorizar experiências criativas e gastronômicas desenvolvidas nas periferias e promover o intercâmbio entre diferentes públicos.

Como primeira etapa do projeto, a Secult-PE disponibilizou um formulário para identificar agentes culturais, estabelecimentos, coletivos, centros culturais e outras organizações que atuam nas áreas de Gastronomia, Artes Visuais, Música, Design e Moda. A proposta é reunir informações que possam subsidiar políticas públicas e ações voltadas ao fortalecimento da economia criativa nas comunidades.

A coordenadora de Música da Secult-PE, Isaar, ressalta a importância da ação para o reconhecimento do papel social das expressões culturais periféricas e para a geração de oportunidades. “O NaPerifa, além de identificar as potencialidades das comunidades, é um projeto que aproxima essas potências entre si e das propostas de incentivo, inclusive. Acreditamos que a ação funcionará como uma forma de ampliação da visão da periferia sobre possibilidades de desenvolvimento. É isso que estamos buscando trazer”, afirmou.

Segundo a Secretaria, o formulário tem como função inicial ampliar o conhecimento sobre a cena cultural periférica, reunindo dados que possibilitem a elaboração de estratégias mais eficazes de apoio e fomento à produção local. A expectativa é de que, a partir do mapeamento, o projeto NaPerifa possa estruturar circuitos que fortaleçam o empreendedorismo e promovam o pertencimento cultural nas comunidades.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, foi criado um canal de comunicação exclusivo, através do e-mail: naperifa@secult.pe.gov.br.