Maestro Spok recebe o bloco carioca Cordão do Boitatá na 5ª edição da CasaBloco

Apresentações dividem-se entre o sábado (13) e domingo (14) na Casa Estação da Luz, em Olinda.

Copia de Post Noticias Padrao 9 1
Durante o mês de janeiro, maestro Spok reunirá convidados para celebrar a cultura carnavalesca de Pernambuco. (Foto: Sidarta/ Divulgação)

A CasaBloco chega à sua 5ª edição inovando e  pela primeira vez o evento vai sair do Rio de Janeiro e atravessar o país até Pernambuco, promovendo o encontro da folia carioca com o frevo de Olinda. Dias 13 e 14 de janeiro a Casa Estação da Luz vai receber o tradicional bloco carioca Cordão do Boitatá, que faz oficina e show, antecipando as comemorações dos seus 18 anos do Baile Multicultural e 28 anos de Cortejo. As cantoras Marina Iris e Mariana Baltar acompanham o bloco nessa etapa de Olinda. E quem recebe o Boitatá é o maestro Spok acompanhado de vários convidados pernambucanos. Os ingressos para o sábado e para o domingo estão à venda pelo Sympla.

Além dos shows, haverá roda de conversa com o carnavalesco Leandro Vieira, da Imperatriz Leopoldinense, escola de samba campeã do Rio de Janeiro em 2023, e exibição do filme Fevereiros, de Marcio Debellian, para o público pernambucano.A estreia da Casa Bloco em Olinda abre o calendário de prévias da Casa Estação da Luz, que, a cada domingo antes do Carnaval, terá o maestro Spok recebendo brincantes e grandes nomes da música pernambucana e brasileira. 

Bloco fundado em 1996, o Cordão do Boitatá foi criado por estudantes e músicos e é um dos mais importantes blocos da retomada carnavalesca no Rio de Janeiro. Até hoje, atrai milhares de foliões, com seu cortejo pelas ruas do Centro e o palco multicultural na Praça XV, que recebe artistas convidados, além da sua banda e orquestra de sopros. O repertório do show é formado por sambas, frevos, afoxés, sambas reggaes, e pelas marchinhas de carnaval. 

Todo ano, Rita Fernandes, idealizadora e diretora geral do projeto, faz uma imersão pelos diversos carnavais do Brasil, visitando cidades de norte a sul e trazendo para o Rio de Janeiro novas histórias, ideias, cores, timbres e tambores. Assim começa a tomar forma a CasaBloco, evento que ela define como “uma experiência carnavalesca única”. 

“O carnaval de rua do Rio de Janeiro, em sua expressão mais recente, tem muito do espírito do Carnaval de rua de Olinda. É uma alegria receber a Casa Bloco e oferecer esse panorama amplo da folia brasileira”, comemora Natália Reis, gestora e sócia da Casa Estação da Luz. 

Programação CasaBloco

Local: Casa Estação da Luz – R. Prudente de Morais, 313, Carmo, Olinda. 

13/01 – Sábado a partir das 15h – Gratuito 

15h – Mostra de Carnaval: “Moda é Conexão” com curadoria de Lu Ribeiro 

16h – Oficina de música com o bloco carioca Cordão do Boitatá 18h – Roda de conversa “O Enredo e a Contação de Histórias” com o carnavalesco campeão do Rio de Janeiro, Leandro Vieira 

19h – Exibição do filme “Fevereiros”, direção de Marcio Debellian 

14/01 – Domingo a partir das 15h – Ingressos a partir de R$ 40 

17h – Baile Multicultural do Cordão do Boitatá com Mariana Baltar e Marina Íris 18h30 – Spok recebe Cordão do Boitatá 

19h – Spok recebe Juba e Natasha Falcão

 20h – DJ Lala K