A quadrinista Helô D’Angelo lançou a pré-venda de sua mais recente HQ autoral, Amora caça amor, que propõe uma reflexão crítica sobre as múltiplas formas de amor e os mitos construídos em torno do “amor verdadeiro”. Originalmente publicada em 2023 como webcomic dentro do projeto Quadro a Quadro, do Sesc Pompeia, a obra chega agora em edição impressa, com 44 páginas coloridas, disponível para compra antecipada no site oficial da autora pelo valor de R$ 35,00.
A narrativa acompanha Amora, uma jovem que, após uma desilusão amorosa, parte em uma missão simbólica para capturar o amor verdadeiro e preservá-lo dentro de um pote. Durante essa jornada, ela confronta diversas manifestações do amor que desafiam sua concepção inicial, promovendo um questionamento sobre o que realmente significa amar.
“O processo de transformar essa webcomic numa edição impressa foi muito simples, porque a HQ já foi pensada em partes, então já tinha os capítulos divididos. Ela já tem uma estruturazinha meio que de livro, apesar de ser uma webcomic originalmente, e eu contei com a ajuda do Daniel Cesart, que também é quadrinhista lá de Salvador, designer e meu namorado, com quem eu faço as tirinhas do Cuscuz Surpresa. Então, ele que fez o projeto gráfico”, disse Helô à Revista O Grito!.

A quadrinista ainda destacou que, apesar da simplicidade do processo, a capa demandou um cuidado especial: “Acho que a parte mais complexa talvez tenha sido a capa, que a gente teve que adaptar um pouquinho alguns elementos, pensar o tamanho da lombada para ver se caberia algum texto ali, esse tipo de coisa. Mas foi um processo bem simples, e é sempre bom trabalhar com ele porque ele é muito sagaz no design e já é quadrinista. Então, foi um processo bacana. Quando eu escrevi esse quadrinho, eu já pensei em transformar ele em livro. Então, foi bem instintivo, digamos assim.”
A motivação para a criação da HQ está ligada a um momento pessoal intenso da autora. “O que me motivou a criar esse conto de amor foi meu processo de terapia. Eu, em 2023, que foi quando eu escrevi esse livro, essa webcomic que agora virou livro, estava saindo de um processo de luto, de um relacionamento muito ruim, que durou quase 10 anos, um relacionamento romântico e de uma forma muito indelicada. Foi um relacionamento para o qual eu me doei muito, eu mudei muita coisa da minha vida, perdi muitos amigos para manter o relacionamento, deixei minha vida de lado e não foi o suficiente”, comentou.
Helô explicou que esse processo levou à reflexão sobre o amor e suas idealizações: “Então, comecei o meu processo de terapia no sentido de entender quem eu sou de verdade, sem aquele relacionamento. E por que eu me permiti me perder tanto nele? Aí, escrevi Amora caça amor como uma fábula dessa busca impossível pelo amor verdadeiro que a gente é ensinada que é o amor romântico, principalmente para as mulheres. Parece que podemos conquistar qualquer coisa na vida, mas se não estivermos num relacionamento romântico, parece que nossa vida não vale a pena.”
“Muitas vezes acabamos negligenciando outros amores, como, por exemplo, principalmente as amizades, que deveriam ser tão importantes ou até mais importantes do que o amor romântico, mas não são. Também a família ou outros amores, como o amor pela vida, pelos nossos pets, pelo conhecimento… Tudo isso fica em segundo plano, e principalmente o autoamor. Então, essa fábula em quadrinhos é um jeito de questionar isso e tentar entender o que é amor de verdade e por que a gente está procurando no lugar errado”, afirma.


Além do caráter simbólico da história, Helô espera que a leitura provoque uma mudança na perspectiva dos leitores: “Mesmo o amor romântico, quando a gente encontra, não é aquele amor incondicional, infinito, perfeito. Mesmo no amor romântico, a gente tem que se adaptar, trabalhar algumas questões, não pode ceder tudo para estar dentro de um relacionamento, não pode se perder de vista.”
A autora conclui que a história pretende incentivar um redirecionamento das buscas afetivas: “Eu espero que as pessoas leiam essa história e decidam se tornar caçadoras de si mesmas e de outros tipos de amor que existem na vida, não desse amor romântico destrutivo, que também é patriarcal, que também é capitalista e que deixa a gente doente nessa busca.”
Amora caça amor conta com projeto gráfico do quadrinista Daniel Cesart, parceiro da autora. Helô D’Angelo é premiada nacionalmente, com títulos como Isolamento e Dora e a gata.
A HQ está disponível para compra antecipada pelo site, com opção de retirada gratuita durante a Poc Con, nos dias 20 e 21 de junho, em São Paulo, ou envio pelos Correios com frete adicional.