Festival Virtuosi chega à 13ª edição em Gravatá com cinco dias de programação

Evento acontece de 14 a 22 de julho, levando instrumentistas renomados mundialmente ao Agreste pernambucano. O acesso é gratuito

O violista Rafaell Altino apresentará recital em homenagem aos 150 anos de Rachmaninoff. (Foto: Divulgação).
O violista Rafaell Altino apresentará recital em homenagem aos 150 anos de Rachmaninoff. (Foto: Divulgação).

O festival Virtuosi chega este ano a sua 13ª edição na cidade de Gravatá, prometendo levar instrumentistas renomados mundialmente ao município do Agreste pernambucano. Com início nesta sexta-feira (14), as apresentações acontecem na Igreja Matriz de Sant’Ana e seguem em cartaz durante os dias 15, 20, 21 e 22 de julho. A entrada é gratuita.

A abertura, marcada para esta sexta, acontece às 20h30 com apresentação do recital Canções que meu pai me ensinou, do violoncelista Leonardo Altino e sua mãe Ana Lúcia Altino, que assina a direção artística do evento. Juntos, eles interpretam obras de Marlos Nobre, Brahms, Villa-Lobos, Tchaikovsky e Paganini, numa homenagem póstuma ao maestro Rafael Garcia, criador do Virtuosi, falecido em outubro de 2021.

Já neste sábado (15), às 11h, o jovem pianista Luis Felipe Oliveira sobe ao palco da Igreja Matriz para apresentar recital que celebra os 150 anos do nascimento de Rachmaninoff e ainda traz obras de Mozart e Liszt. Mais tarde, às 20h30, será a vez do grupo vocal Ensemble Vocal Cantamus & Collegium Musicum do Recife, sob a regência do maestro Gilson Celerino, seu diretor artístico, que apresentará a Missa em sol de Schubert e o Magnificat de Johann Sebastian Bach.

Na semana seguinte, o Virtuosi retorna à Igreja Matriz na quinta-feira (20), às 20h30, com nova homenagem aos 150 anos de Rachmaninoff. É a vez do recital do violista Rafaell Altino que, com Lucas Thomazinho ao piano, apresentará as sonatas do compositor russo e de Cesar Franck.

A sexta-feira (21/07) reserva um concerto de música de câmara que reúne o violinista italiano residente no Brasil Emmanuele Baldini, o violista Rafaell Altino, o violoncelista Leonardo Altino e o pianista Lucas Thomazinho.

Para encerrar, o sábado (22) vem com duas sessões. A primeira será às 11h, com o lançamento do CD Compositoras Brasileiras: Música para viola, de Rafaell Altino e da pianista Ana Lúcia Altino, que será lançado digitalmente em agosto. A segunda, às 20h30, com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão.

Veja a programação completa do 13º Virtuosi Gravatá:

Sexta-feira, 14 de julho
20h30 – Concerto de Abertura: Canções que meu pai me ensinou
Leonardo Altino, cello
Ana Lúcia Altino, piano

Sábado, 15 de julho
11h – Mozart, Liszt e Rachmaninoff
Luis Felipe de Oliveira, piano
20h30 – Schubert & Bach
Ensemble Vocal Cantamus &
Collegium Musicum do Recife
Gilson Celerino, regente

Quinta-feira, 20 de julho
20h30 – Franck & Rachmaninoff
Rafaell Altino, viola
Lucas Thomazinho, piano

Sexta-feira, 21 de julho
20h30 – Dohnanyi & Brahms
Emmanuele Baldini, violino
Rafaell Altino, viola
Leonardo Altino, cello
Lucas Thomazinho

Sábado, 22 de julho
11h – Lançamento do CD Compositoras Brasileiras: Música para viola
Rafaell Altino, viola
Ana Lúcia Altino, piano
20h30 – Mozart, Haydn, Sarasate & Sivuca
Emmanuele Baldini, violino
Rafaell Altino, viola
Leonardo Altino, cello
Orquestra Jovem de Pernambuco
Nilson Galvão, regente