A nova HQ Estados Unidos da África, criada pelo escritor baiano Anderson Shon e pelo quadrinista Daniel Cesart, será lançada em uma série de eventos em São Paulo durante o mês de setembro. A obra apresenta um cenário alternativo em que a África se torna uma nação unificada e é abordada com temas de justiça, representatividade e cultura africana.
O primeiro evento da turnê ocorrerá no dia 7 de setembro, no Museu Afro Brasil, em colaboração com o Museu das Favelas, no Parque Ibirapuera, Vila Mariana. Das 15h30 às 17h, os autores estarão acompanhados por Dandara Palankof e Seh Marques para uma discussão sobre a representatividade negra nos quadrinhos, com venda e autógrafos disponíveis.
No dia seguinte, 8 de setembro, a Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, realizará uma sessão de autógrafos e fotografia com display do Rei Bantu, das 11h às 13h. Uma nova sessão de autógrafos será promovida na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Higienópolis, em 9 de setembro, das 15h às 16h.
Ainda no dia 9 de setembro, a Loja Monstra, em Pinheiros, será o local para um evento de lançamento e bate-papo com os autores e o especialista Alexandre De Maio, das 18h30 às 20h30. No dia 12 de setembro, o Sesc 14 Bis oferecerá uma oficina de criação de quadrinhos de aventura das 14h às 17h, e um lançamento seguido de bate-papo com os autores das 19h30 às 21h. As inscrições para a oficina serão disponibilizadas no site do Sesc.
Durante a Bienal do Livro de São Paulo, nos dias 13 e 14 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, a Editora Malê apresentará um bate-papo e o lançamento da HQ, às 15h em ambos os dias. O Festival El Cabriton, em Santa Cecília, encerrará a turnê no dia 14 de setembro com uma mesa de autógrafos e uma sessão de fotografia com estampa do Rei Bantu, das 10h às 14h.
A HQ Estados Unidos da África pode ser adquirida por R$ 80 através do site oficial da Babel Books.