A Editora JBC anunciou o lançamento da nova edição do livro Shōgun – A Gloriosa Saga do Japão, romance histórico escrito por James Clavell em 1975. A obra, considerada um clássico da literatura internacional, retorna ao mercado brasileiro com projeto gráfico inédito, glossário de termos japoneses, ilustrações exclusivas do artista Guilherme Match e direção de arte assinada por Gabê Almeida.
Publicado originalmente no Reino Unido pela editora Hodder & Stoughton e nos Estados Unidos pela Delacorte Press, Shōgun integra a chamada Saga Asiática de Clavell, série de romances ambientados no continente asiático. O título é o primeiro da coleção e se destaca por sua abordagem ficcional sobre o Japão feudal do século XVII.
A nova edição brasileira conta com 1.120 páginas, formato de 15,8 x 23,0 cm, capa com acabamento em verniz localizado, fitilho, sobrecapa e glossário inédito. A revisão geral do texto foi realizada por Fábio Bonillo, com revisão especializada dos termos japoneses a cargo de Luiz Kobayashi.

O enredo acompanha a trajetória de John Blackthorne, navegador inglês que chega ao Japão após uma longa travessia marítima. O país, na época, encontrava-se em meio a disputas internas pelo controle do posto de shōgun, a mais alta autoridade militar. Ao se envolver com o senhor feudal Toranaga, Blackthorne é inserido em um intricado contexto de tensões políticas, religiosas e culturais que envolvem daimios, samurais, missionários jesuítas portugueses e comerciantes espanhóis.
A obra de Clavell ganhou notoriedade renovada após a adaptação da história para a televisão. Produzida pela Disney e pelo canal FX, a série Shōgun foi lançada em 2024 e se tornou um dos maiores destaques do ano, conquistando 18 prêmios Emmy, incluindo Melhor Série Limitada. Com o sucesso internacional, foram confirmadas mais duas temporadas, que devem dar continuidade à trajetória da dinastia de Toranaga.
Mais informações estão disponíveis no site da editora.