Ceumar aterrisa no Recife e apresenta show Espiral

Cantora sobre ao palco do Tetro do Parque neste sábado (27)

Ceumar Credito Juliana Rodrigues 6
Ceumar comemora os quase 25 anos de carreira. Foto: Juliana Rodrigues. (Divulgação).

Prestes a completar 25 anos de carreira, a cantora mineira Ceumar chega no Recife para apresentar o espetáculo Espiral, inspirado em seu mais recente álbum. O show acontece neste sábado (27) no Teatro do Parque, combinando as novas canções com um passeio pela trajetória musical da artista.

“O seu Olhar”, (faixa, composta por Arnaldo Antunes, inserida na trilha sonora da novela global Amor Perfeito), “Dindinha”, “Avesso” (parceria com Alice Ruiz) e a inédita “Princesa porra nenhuma”, composta com a poeta Ezter Liu, fazem parte do repertório.

No palco, junto a Ceumar, estarão César Lacerda (voz, guitarra e flauta), Jota Erre (bateria), Fábio Sá (baixo e Esraj) e Fabio Pinczowski (teclado e programações), sob produção nacional de Guto Ruocco (Circus Produções) e local de Rafael Moura (Ampliar Produções).

A artista mineira conta à Revista O Grito! sobre a admiração que tem pela produção musical recifense e pernambucana. “Recife tem uma produção tão intensa, tão rica, de tantas linguagens. Os novos cantautores recifenses, e pernambucanos em geral, tem uma maneira de dizer coisas, de pensar o mundo muito especiais. Costumo relacionar com a música de Minas, porque também passa por esse lugar. São estados muito grandes com universos muito diferentes,  cada região do estado tem uma cor, uma variedade de ritmos, uma história própria. Para mim como intérprete e compositora, fazer essas parceria com eles é refletir essa riqueza que não tem fim. Cada hora surge alguém incrível”, observa.

O disco inspiração do show, Espiral, canta a vida, a ancestralidade e a passagem do tempo. É onde Ceumar festeja as possibilidades múltiplas traçadas pelos tantos caminhos de sua obra. Através de encontros com outros artistas, inclusive, pernambucanos, como Juliano Holanda na faixa “Três Irmãs”, a sonoridade dela se renova. 

César Lacerda (diretor artístico do álbum, e também parceiro de Ceumar na canção-síntese “Espiral”), Joana Queiroz, Livia Mattos (instrumentistas convidadas em “Tres mazas”), Josyara (responsável pelo violão de “Espiral de ilusão”, samba composto por Criolo, e que divide voz com Ceumar na mesma canção), os músicos da Orquestra Jovem Tom Jobim e ainda Tiê Coelho Todão (filho da artista, compositor de “Looking for a place”, canção na qual ele também toca violão e canta ao lado da mãe) são as outras parcerias.

“To com uma expectativa muito boa. Creio que seja emocionante chegar no Nordeste. É a nossa primeira vez no Nordeste com esse show. Só de saber que a família do nosso baterista pernambucano Jota Erre vai estar na plateia é emocionante. Estamos caprichando, vai ser um lindo show”, conta Ceumar.

Os planos para o futuro planejam a ida de Espiral para outras praças, tendo em andamento para 2024, disco, CD e show novos.

Os ingressos para o sábado (27) estão a partir de R$30 no Sympla.

SERVIÇO

Show “Espiral”, de Ceumar

Quando: 27 de maio, às 20h

Onde: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)

Ouça Ceumar: