Artistas do Norte denunciam calamidade na Amazônia em série de ilustrações

Nos últimos dias, Manaus foi considerada a segunda pior cidade para se respirar no mundo de acordo com o painel World’s Air Polution

Bia Cruz
Desde setembro, Manaus sofre com a fumaça tóxica que cobre a cidade e prejudica a saúde da população. (Ilustração: Bia Cruz).

Desde meados de setembro, Manaus sofre com a fumaça tóxica que cobre a cidade e prejudica a saúde dos moradores, ribeirinhos, indígenas, povos da mata e animais. Diante da calamidade, o projeto Norte em Quadrinhos iniciou, na última sexta (13), uma série de ilustrações para expor a situação da Amazônia, o descaso do país e a invisibilização da região Norte.

Ray Cardoso, Raquel Teixeira, Thai, Emerson Coe, Gusman Silva, Nilberto Jorge Haddad, Mandie Gil, Hipácia Caroline e Raii são alguns dos artistas até o momento publicados. Os desenhos e tirinhas estão sendo compartilhados nos perfis do projeto no Instagram e no Twitter.

Nos últimos dias, a capital amazonense foi considerada, pelo painel World’s Air Polution, a segunda pior cidade para se respirar no mundo devido à intensidade das fumaças. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado chegou a registrar mais de 3,9 mil focos de queimadas somente nos primeiros dez dias de setembro.

Mandie Gil
Ilustração por Mandie Gil.