Agenda Cultural do Recife: lançamentos literários, Festival Fabulosa e festas de Samba chegam neste final de semana

robert sa divulgacao karyme franca
O disco de estúdio Sambasá foi indicado ao Grammy Latino (Foto: Karyme França/ Divulgação)

Neste final de semana, a programação da agenda agitada nos shows e, especialmente, nos lançamentos literários. O Virtuosi Rafael Garcia, renomado festival de música erudita, chega à sua 25ª edição, trazendo renomados artistas nacionais e internacionais para apresentações que reverberam talento e maestria. Ao mesmo tempo, a Fabulosa – Festival de Cinema Queer Especulativo do Recife, oferece uma experiência cinematográfica única, explorando produções nacionais e internacionais que transcendem as fronteiras da imaginação.

A exposição “Recife Nagô” mergulha nas raízes culturais afro-brasileiras, homenageando o Ilê Obá Ogunté, um dos mais antigos terreiros de xangô em Pernambuco. A cidade também se prepara para reviver a nostalgia dos tempos áureos da MTV com um evento repleto de rock e pop, trazendo bandas que marcaram época e prometem uma viagem ao passado.

E para os amantes da música pop, a Supernova retorna com uma edição comemorativa do álbum TENSION, proporcionando uma explosão de energia, luz e dança. Essa diversidade de eventos destaca a riqueza cultural da cidade, promovendo encontros e experiências únicas que refletem a efervescência artística de Recife.

Festas e Shows

Quinta, 30

Sexta, 1

robert sa divulgacao karyme franca
O disco de estúdio Sambasá foi indicado ao Grammy Latino (Foto: Karyme França/ Divulgação)

Sambasá

Roberta Sá chega com o projeto Sambasá, composto por show, álbum de estúdio e audiovisual. O show é baseado em seu álbum indicado ao Grammy Latino 2023, na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode, a série de shows. O show acontece nesta sexta (1), às 21h, no Teatro Guararapes. Ingressos disponíveis na Sympla e na bilheteria do teatro.

Sábado, 2

A 2ª edição da Ojá Afro Sesc reúne cerca de 40 expositores da periferia da capital pernambucana, destacando o empreendedorismo artesanal de pessoas pretas. A feira contará com uma diversidade de produtos, desde moda e vestuário até acessórios, artes visuais, peças de decoração e gastronomia típica. Além da comercialização, a programação gratuita inclui espaço de beleza, oficina de contação de histórias africanas e palestras sobre comunicação e combate ao racismo estrutural, além das apresentações do Afoxé Omo Nilê Ogunjá e Afoxé Oyá Alaxé, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira. A feira acontece neste sábado (2), a partir das 15h, no Sesc Cais de Santa Rita. Cais Santa Rita, 156, Santo Antônio. A entrada é gratuira.

Aniversário de 31 anos do Grupo Terra

O grupo de samba mais longevo de Pernambuco celebra 31 anos em atividade. Reconhecido por introduzir expressões culturais regionais no samba, o Grupo Terra comemora o seu aniversário na quadra da escola Gigantes do Samba. Rua das Crianças, 63 Bomba do Hemetério. Ingressos disponíveis no Sympla.

Nostalgia MTV

A Nostalgia MTV promete trazer de volta a atmosfera nostálgica da MTV dos anos 2000, com um lineup de bandas que marcaram a era de ouro da música na televisão. O evento contará com três bandas – Retroverb, Vinil XXI e Good Trip. O repertório traz músicas de artistas que foram ícones da programação da MTV, como NX Zero, Fresno, CPM 22, Forfun, Paramore, Avril Lavigne, Evanescence, Coldplay, Maroon 5, Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters, Queen, entre outros. A festa acontece neste sábado (2), a partir das 20h, no Downtown Pub. Rua Conselheiro Portela, 530, Espinheiro. Ingressos disponíveis no Sympla.

Supernova

A Supernova está de volta com uma edição comemorativa do álbum Tension, prometendo uma noite frenética e dançante de música pop. Kylie Minogue, Charli XCX, Beyoncé, Janelle Monae, Kim Petras, Madonna, Lady Gaga, Chloe x Hale, SG Lewis e muitos outros nomes do pop internacional e nacional estão no repertório da festa, que tem curadoria dos DJs e produtores Cássio Peres, Ibrahim e Adrianno G. A festa acontece neste sábado (2), a partir das 22h, no Loba Pub. Rua Quarenta e Oito, 197, Espinheiro. Ingressos disponíveis no Sympla.

Domingo, 3

Festival Bota pra Moer!

O Festival Bota pra Moer! destaca a cena musical autoral local, com a intenção reconhecido por apoiar talentos locais. Na primeira seletiva, artistas como Barthel, Bardi, Reticentes, Acervo e Bebeto Cruz se apresentarão, já o encerramento contará com a banda Platônicca. O festival visa proporcionar uma noite que reconheça a diversidade e qualidade da produção musical pernambucana. O Bota pra Moer! acontece neste domingo (3), a partir das 17h, no BeerDock Boa Viagem. Rua Maria Carolina, 273, Boa Viagem. Ingressos disponíveis no Sympla.


Cinema

Copia de Post Noticias Padrao
“Elisa”, de Letícias Reis, será exibido na Sessão Peligrosa. (Foto: Divulgação)

FABULOSA – Festival de Cinema Queer Especulativo do Recife

A FABULOSA – Festival de Cinema Queer Especulativo do Recife estreia apresentando uma seleção de produções Queer especulativas nacionais e internacionais de destaque. O festival exibe 25 obras entre curtas, médias e longas-metragens, divididas em seis mostras. Destaca-se a sessão “As Malignas comentam: A Seita”, que exibe o longa-metragem “A Seita” com comentários ao vivo do diretor e roteirista André Antônio. O festival busca evidenciar criações que exploram o cinema especulativo, imaginando outras formas de produzir cinema por meio de distopias, fantasias e possibilidades completamente imaginadas. Festival começa nesta quinta (30) até sábado (02), a partir das 18h, no Cinema do Porto. Cais do Apolo, 222, 16º andar. Entrada gratuita.


Teatro e Dança

O Virtuosi Rafael Garcia, um dos festivais de música erudita mais importantes do Brasil, celebra sua 25ª edição. O evento apresenta grandes artistas nacionais e internacionais, incluindo a violoncelista Maja Bogdanovic, o duo Flûte Transcriptions, formado por Raquele Magalhães e Marie-Josèphe Jude, e o violinista Daniel Rowland. Além disso, Rafaell Altino, Ana Lúcia Altino e a Orquestra Jovem de Pernambuco também fazem parte da programação. Programação acontece em quatro locais: Igreja Madre de Deus, COMPAZ Gov. Miguel Arraes, Mamam Recife e o Teatro Santa Isabel. A entrada é gratuita. 


Museus e Exposições

ela que o abismo tb viu
Obras foram todas produzidas em casa durante o isolamento social. (Foto: Divulgação)

Exposição “Ela que o abismo também viu.”

A exposição “Ela que o abismo também viu.” de Cyane Pacheco está em exposição na Arte Plural Galeria. Produzida durante a pandemia do Coronavírus, a exposição reflete sobre o isolamento social e a tragédia pela COVID-19. As obras foram todas construídas com materiais caseiros como cola, papel e tesoura a partir de materiais de revista de moda na casa de Cyane. A exposição foi aberta nesta terça (28) e fica em exposição até o dia 2 de janeiro. As visitas são Arte Plural Galeria. Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife. Entrada gratuita.

Ateliês 360º

O projeto Ateliês 360º oferece visitas virtuais aos ateliês de artistas pernambucanos, utilizando fotografia imersiva. O projeto apresenta obras de 10 artistas, proporcionando uma experiência narrativa com entrevistas, áudios, perfis e audiodescrição. O projeto foca na preservação da memória histórica da produção artística em Pernambuco na segunda década do século 21. O lançamento do site ocorre nesta quinta (30) na Casa Capitão. Rua Capitão Lima, 124, Santo Amaro. A entrada é gratuita.

Recife Nagô – Imagens e histórias do Ilê Oba Ogunté por Manoel Papai, Mateus Sá e Pierre Verger

A exposição  Recife Nagô – Imagens e histórias do Ilê Oba Ogunté por Manoel Papai, Mateus Sá e Pierre Vergerhomenageia o Ilê Obá Ogunté, a mais antiga comunidade-terreiro do xangô pernambucano, localizado no bairro de Água Fria. A mostra apresentará 50 imagens coloridas do fotógrafo e artista visual Mateus Sá, com registros inéditos da Festa de Yemanjá de 2022, além de 12 fotografias pioneiras em preto e branco do francês Pierre Verger, datadas de 1947. A exposição também incluirá a instalação “Águas de Yemanjá” da artista plástica Thiana Santos. A mostra estreia neste sábado (2), a partir das 10h e fica em cartaz até 31 de janeiro no Museu da Cidade do Recife. Praça das Cinco Pontas, s/n, São José. Entrada gratuira


Livros

Dança Moderna 1992-2022

Dança Moderna 1992-2022” aborda a dança brasileira no período Moderno e será lançado no Centro de Artes e Comunicação da UFPE. Nesta edição, está incluso o capítulo “Modernidade, dança no Recife” de Arnaldo Siqueira, professor da UFPE. A republicação é dividida em três partes, abordando a continuidade da dança em São Paulo, a importância da Semana de Arte Moderna e a perspectiva da dança no Recife. O lançamento será nesta sexta (1), às 19h, no Centro de Artes e Comunicação. Av. da Arquitetura, s/n, Cidade Universitária. Acesso gratuito. 

Lugares de Memória da Escravidão e da Cultura Negra em Pernambuco

A Cepe Editora lança o livro “Lugares de Memória da Escravidão e da Cultura Negra em Pernambuco“, para fechar o mês da Consciência Negra. A obra colaborativa entre historiadores destaca a história da escravidão e resistências nos espaços públicos do estado, abordando temas como tráfico de escravos, abolicionismo, quilombos, Carnaval e desafios na educação, com o objetivo de resgatar e visibilizar  o papel da escravidão na formação da sociedade pernambucana. O evento terá bate-papo entre os autores e apresentação cultural da Banda Abê Adu Lofé. O lançamento acontece nesta quinta (30), no Núcleo da Cultura Afro-brasileira, às 18h. Pátio de São Pedro, 34, São José. Entrada gratuita.

bruno albuquerque
Livro tem poemas escritos há 20 anos. (Foto: Divulgação)

MOTIM

O escritor, astrólogo e produtor cultural Bruno Albuquerque lança seu segundo livro, “MOTIM“, inspirado por uma inquietação diante das injustiças sociais. O livro reflete sua visão sobre a sociedade, com poemas que abordam questões filosóficas, indignação com injustiças e a amplificação das vozes internas. Permeado por elementos astrológicos, o livro também explora versos escritos ao longo de duas décadas. O evento contará com uma Roda Literária e apresentação musical do grupo Abre Caminho. O evento acontece neste domingo (03), às 14h, na Cozinha Solidária do MTST. Rua Eliéser Olímpio de Moura, 100, Torre. O livro estará à venda e a entrada é gratuita. 

Fernando Spencer: o crítico-cineasta das mil faces

Fernando Spencer: o crítico-cineasta das mil faces”, livro que resgata o legado do jornalista e cineasta Fernando Spencer é lançado nesta semana. O evento terá a presença dos autores, Cláudio Bezerra e Alexandre Figueirôa, além do crítico Ernesto Barros, que participará de um bate-papo com os autores. O lançamento acontece nesta quinta (30), às 19h, no Auditório Dom Hélder Câmara, térreo do bloco A da Unicap. Rua do Príncipe, 526, Boa Vista. Evento aberto ao público.