Festival Fabulosa imagina novas realidades Queer no audiovisual

Com obras locais, nacionais e internacionais o festival evidência a vertente do cinema especulativo em todos os seus gêneros.

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"Elisa", de Letícias Reis, será exibido na Sessão Peligrosa. (Foto: Divulgação)

Fabular novos mundos, especular novos caminhos, e construir novos futuros. Essa é a premissa da FABULOSA – Festival de Cinema Queer Especulativo do Recife, que, estreia no Cinema do Porto, no Cais da Apolo, entre os dias 30 de novembro, e 2 de dezembro, com um poderoso recorte das mais instigantes produções Queers especulativas nacionais e internacionais dos últimos anos.

Ao todo, o festival traz para a tela do Cinema da Fundação 25 obras entre curtas, médias, e longas-metragens, que juntas compõem seis mostras. Entre os destaques, a sessão “As Malignas comentam: A Seita”, na sexta-feira, a partir das 18h, que exibe o longa-metragem de estreia do coletivo Surto & Deslumbramento, originalmente lançado em 2015, mas pela primeira vez, com comentários ao vivo do próprio diretor e roteirista da obra, André Antônio, ao lado das “Malignas” da edição, a drag queen Britnney Hill e o multiartista Fato.

O cinema especulativo faz parte de uma corrente de estudos que imagina outras formas de produzir cinema fazendo uso das distopias, fantasias e possibilidades completamente imaginadas. Henrique Arruda, diretor artístico e curador do festival, explica que a Fabulosa nasceu com a intenção evidenciar criações que usem dessa linguagem.

“Na Fabulosa, nosso pensamento foi de criar uma nova janela em Recife que validasse esse tipo de pensamento no cinema Queer e LGBTQIA+ que se faz atualmente no Brasil, e no mundo. Esse cinema que se propõe a imaginar novos mundos, a partir do cinema de gênero, tomando como base nossas vivências, e nossos corpos.”

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“Casa das Bonecas”, de George Pedrosa.

Dentre as mostras do festival, a “Maracatrônica”, que será exibida também na sexta-feira, a partir das 18h, foca nos curtas-metragens produzidos em Pernambuco. Segundo Henrique, o audiovisual local tem uma produção expressiva de obras que sejam parte do cinema especulativo, e cita, inclusive, Bacurau (2019) como um dos exemplos. “Existem atualmente muitos filmes de guerrilha, universitários, experimentando gêneros, e nosso objetivo foi garantir que todos tivessem espaço na programação.”, aponta.

A sessão Mecatrônica é a única mostra competitiva do festival e concederá ao filme vencedor da Mostra, o “Grande Prêmio Mistilka”, no valor de R$ 5 mil em serviços de pós-produção pela Mistika Post, uma das maiores empresas finalizadoras de imagem do país.

Indo além da exibição de filmes, o festival ainda inclui na programação a exibição de um álbum visual: Photophobia, de Sanni Est – multiartista pernambucana radicada em Berlim. Henrique diz que a obra foi uma “grata surpresa” porque sua presença na grade da programação acrescente outra camada ao festival, que não se limita ao formato de curtas, médias e longas-metragens.

“É preciso valorizar o cinema Queer brasileiro que vem criando novos mundos a partir de nossas dores e vivências. Não é fácil fazer cinema de gênero no Brasil, principalmente com pouquíssimos recursos como sempre fazemos, então é muito necessário que, cada vez mais, os festivais abram espaços dentro de suas programações para esse cinema inventivo de guerrilha, e é para isso que a Fabulosa surge, para todo esse cinema fora da caixa”, finaliza.

FABULOSA – Festival de Cinema Queer Especulativo do Recife
Quando: De 30/11 a 02/12
Onde: Cinema do Porto – Cais do Apolo, 222 – 16º andar
Horário: 18h
Ingressos gratuitos; retirar na bilheteria.

Programação

30/11 (Quinta-feira) | 18h
Ingressos Gratuitos; retirada na bilheteria 

Sessão 1: Uma Sessão Peligrosa
Midríase – (Eduardo Monteiro, PR)

Elisa – (Letícia Reis, BA)

Fitoterapia – (Eduardo Piotroski, RS)

Coaxo – (Cecilia Silva Martinez, RS)

As Inesquecíveis – (Rafaelly, La Conga Rosa, DF)

Who’s This? – (Johnny Victor, MG)

Casa de Bonecas – (George Pedrosa, MA)

Sessão 2: Cartas Para o Futuro
Cinema Para os Mortos – (Bruno Moreno, Renato Sircilli, PI)

Exodus – (Sara Não Tem Nome, MG)

Expurgo – (Henrique Canazart, MG)

A Sua Voz – (Toya Teicher, RJ)

Lalabis – (Noá Bonoba, CE)

01//12 (Sexta-feira) | 18h
Ingressos Gratuitos; retirada na bilheteria 

Sessão 1: Maracatrônica
Quando a Noite Ainda Não Existia – (Gabriel Coelho, PE)

Cabiluda – (aColleto e Dera Santos, PE)

Lamento de Força Travesti – (Renna Costa, PE)

Earthy Arcada – (Everton Melo, PE)

Sessão 2: As Malignas comentam: “A SEITA”
Exibição do longa-metragem “A Seita”, de André Antônio, com comentários ao vivo do diretor, e das Malignas Britnney Hill e Fato.

02//12 (Sábado) | 18h
Ingressos Gratuitos; retirada na bilheteria 

Sessão 1: Panorama Internacional
Blaue Augen Direção: Alexander Weber (Ficção/ 23min/ Áustria/ 2021)

Pillow Talk – Direção: James Elinski (Ficção/ 15min/ EUA/ 2021)

FUDLIAKS! Tear The Sexes Apart – Direção: Jasmin Hagendorfer (Ficção/ 7min/ Austria/ 2021)

Our Bed Is Green – Direção: Maggie Brennan (Animação/ 7min/ EUA/ 2021)

Itsy Bitsy Spider – Direção: Brodi-Jo Scalise (Ficção/ 17 min/ Canadá/ 2020)

Sinvergüenzilla in “First Kiss” – Direção: Anita Abbasi (Ficção/ 9min/ Canadá/ 2021)

Sessão 2: Cartas Para o Agora apresenta: “PHOTOPHOBIA”
Premiére brasileira do filme / álbum visual “Photophobia”, da multi-artista pernambucana Sanni Est, radicada em Berlim. 

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