Agenda Cultural do Recife com No Ar Coquetel Molotov, Mostra Expectativa/Retrospectiva e Ocupação Espaço O Poste

Copia de Post 1170x630 Mosaico 6 fotos 1
Ebony, Tati Quebra Barraco, Jaloo, Nega do Babado, Gaidaa e Paulete Lindacelva são algumas das atrações deste ano (DIvulgação)

Nesta semana, o Festival No Ar Coquetel Molotov, que acontece esse sábado (07) no Campus da UFPE, é um dos principais destaques da Agenda. Com mais de 25 atrações, o festival reúne uma variedade de estilos, como rock, brega, trap, jazz e música eletrônica. O line-up, que deu ênfase às mulheres na sua composição deste ano, conta com nomes como Pabllo Vittar, Tati Quebra Barraco e Amaro Freitas, Paulete Lindacelva, Jaloo, Ebony e Gaidaa.

O Cinema da Fundação também se destaca em dezembro com a 27ª Mostra Expectativa/Retrospectiva, que começa nesta quinta-feira (05) e vai até o dia 19 de dezembro. A mostra exibe 67 produções em 137 sessões e inclui 25 estreias locais, além de curtas-metragens e videoclipes. É uma oportunidade para o público conhecer filmes inéditos do próximo ano e revisitar títulos que marcaram 2024.

No teatro, o Espaço O Poste recebe o solo “Caminhos”, de Fábio Soares, que mistura dança, teatro e música, explorando as vivências do artista no Cavalo Marinho e no Maracatu. Já no dia 7 de dezembro, o grupo A Kambada Preta apresenta “Uma Encruzilhada nas Giras que o Mundo Dá”, trazendo histórias e memórias da cultura negra em uma encenação inspirada em giras de terreiro. Confira!

Shows e Festas

Quinta, 05

Ave Mulher – Do Litoral ao Sertão

A cantora e compositora pernambucana Natascha Falcão, indicada ao Grammy Latino como Revelação de 2023, performa neste final de semana o espetáculo “Ave Mulher – Do Litoral ao Sertão“, encerrando a turnê. No palco, a artista apresenta músicas do álbum homônimo, releituras de clássicos da música pernambucana e canções do mais recente trabalho da artista. O espetáculo acontece nesta quinta-feira (05), às 20h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos no Sympla.

Sexta, 06

Altemar Dutra Jr. e Márcio Gomes

O Projeto Seis e Meia encerra sua edição de 2024 com uma celebração ao romantismo e à música popular brasileira. A noite tem abertura do cantor recifense Pedro Vilela e as apresentações de Altemar Dutra Jr. e Márcio Gomes, com os três artistas baseando seus repertórios no Brega. O show acontece nesta sexta (06), às 18h30, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 21, Boa Vista. Ingressos no Sympla.

Baile das Cachorras com Danny Bond

Rapper alagoana Danny Bond se apresenta neste final de semana com um repertório dos seus principais hits: “Tcheca”, “Cachorra Absurda”, “Te Deixo Crazy” e “Barbie”. O show acontece nesta sexta (06), às 22h, no Club Metrópole. Rua das Ninfas, 125, Soledade. Ingressos no Sympla.

Matheus Torres – Voz e Violão

o cantor Matheus Torres, vice-campeão do programa Estrela da Casa, se apresenta no Recife nesta semana. O cantor tem uma série de singles e um EP, lançado em 2023, que passa pelo Soul, Blues, Jazz e Pop Rock. No show, o artista adere ao estilo acústico e se apresenta só com voz e violão. O show acontece nesta sexta-feira (06), às 19h30, no Estelita. Avenida Saturnino de Brito, 385, Cabanga. Ingressos no Sympla.

Sábado, 07

No Ar Coquetel Molotov

O No Ar Coquetel Molotov celebra sua 21ª edição consolidando-se como um dos principais festivais de música independente do país. Com mais de 25 atrações e mais de 12 horas de música ao vivo, o evento destaca a presença feminina, que representa mais de 70% da programação. A diversidade de estilos vai do rock ao brega, passando pelo trap e jazz. Entre os destaques estão Pabllo Vittar, Jaloo, Amaro Freitas, Tati Quebra Barraco, Zaynara, Ajulicosta e Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo. O Festival acontece neste sábado (07), com portões abertos às 15h, no Campus UFPE. Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária.


Cinema

PARISTEXAS5
“Paris Texas” está entre os clássicos restaurados da Mostra Expectativa 2025 (Divulgação)

Mostra Expectativa/ Retrospectiva

O Cinema da Fundação apresenta a 27ª Mostra Expectativa/Retrospectiva, começando nesta quinta-feira (05). Celebrando o cinema com uma edição histórica que reúne 67 produções exibidas em 137 sessões ao longo de 15 dias, em suas três salas no Recife (Derby, Museu e Porto). A programação inclui 52 longas-metragens (25 inéditos na cidade e 27 reprises), 5 curtas do projeto Eu Não Desisto de Você e 10 videoclipes na sessão especial Música para Ver. A programação de cada sala nesta primeira semana (dia 05 a 11) pode ser vista pelas redes sociais. Ingressos nos bilheterias.


Teatro e Dança

Espetaculo Caminhos Foto Wellington Dantas 2

Espetáculo Caminhos

O solo de teatro-dança Caminhos, do artista brincador Fábio Soares une dança, teatro e música. O espetáculo reflete a vivência cênica e de terreiro do artista, explorando temas como alegria, dor, fantasia e realidade presentes no universo do Cavalo Marinho. Criado em 2014, o solo é inspirado nas experiências de Fábio com os grupos culturais Cavalo Marinho Estrela de Ouro e Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro, liderados por seu avô, o Mestre Biu Alexandre, em Condado. O espetáculo terá uma sessão única na sexta-feira (06), às 19h, no Espaço O Poste. Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista. Ingressos no Sympla.

Espetáculo Uma Encruzilhada

O espetáculo “Uma Encruzilhada nas Giras que o Mundo Dá”, encenado pelo grupo A Kambada Preta. Com direção de Samuel Santos e músicas originais de Iyadirê Zidanes, a peça reúne cinco atores e atrizes da turma 2023 da Escola O Poste de Antropologia Teatral. A obra explora histórias pessoais e coletivas, ambientadas em uma encruzilhada semelhante a uma gira de terreiro, onde os personagens transitam por memórias, afetos e ensinamentos, conectando vivências negras ancestrais e contemporâneas. A peça será apresentada no sábado (07), às 19h, no Espaço O Poste. Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista. Ingressos no Sympla.

Espetáculo A Alma Boa de Setsuan

Espetáculo de conclusão da turma profissionalizante em teatro 2024 do Projeto Escola de Teatro Fiandeiros. A montagem tem texto de Bertold Brecht com adaptação e direção de Cira Ramos. A peça aborda questões éticas e sociais por meio da história de Shen Te, uma mulher generosa que luta para manter sua bondade em um mundo repleto de injustiças. O Espetáculo estreia nesta sexta (06), às 19h, no Teatro André Filho. Rua da Saudade, 240, Boa Vista. Ingressos no Sympla.