Doc “Filhas da Noite”, sobre artistas queer do Recife, ganha pré-estreia no Cinema São Luiz

Atividades incluem exibição de curtas-metragens, animações infantis e debates com realizadores

Copia de Imagem post padrao 23
"Filhas da Noite" (Foto: Sylara Silvério/Divulgação).

O Cinema São Luiz, localizado no bairro da Boa Vista, no Recife, sedia neste fim de semana, dias 24 e 25 de maio, uma programação dedicada à exibição de produções cinematográficas locais e nacionais. A agenda conta com pré-estreia de longa-metragem, mostras de curtas, sessões infantis e debates com participação de realizadores. A curadoria é do programador Pedro Severien.

No sábado (24), às 14h, acontece a mostra VerOuvindo Circula, com dois documentários acompanhados de recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendas descritivas. Serão exibidos os filmes Wadja, de Narriman Kauane, e Quem Me Quer?, de Tiago Pinheiro. Após a sessão, haverá debate com representantes da equipe e convidados. A entrada é gratuita.

Wadja acompanha a trajetória de Marilena Araújo, educadora indígena do povo Fulni-ô. Já Quem Me Quer? reúne depoimentos sobre o Cinema São Luiz, com enfoque em sua relação com o público e com os trabalhadores do espaço.

Às 16h, será exibido o documentário O Bem Virá, de Uilma Queiroz. O filme aborda a mobilização de mulheres no Sertão do Pajeú durante a seca de 1983. A sessão integra o circuito comercial do cinema, com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Às 18h, ocorre a pré-estreia do longa-metragem Filhas da Noite, dirigido por Henrique Arruda e Sylara Silvério. O filme mistura elementos ficcionais e documentais para apresentar relatos de seis artistas Queer da cena noturna recifense entre as décadas de 1980 e 1990. Após a sessão, haverá debate com os realizadores e participantes do filme.

No domingo (25), a programação começa às 11h, com exibição da segunda temporada da série animada Foi Assim, Foi Assado, de Chia Beloto. A produção é voltada ao público infantil e apresenta episódios com temas históricos. A entrada é gratuita.

Às 14h, a mostra Entresonhos – Delirantes Mundos e Outros Universos em 10 Anos de Filmes de Marte exibe curtas da produtora pernambucana Filmes de Marte, dirigida por Henrique Arruda. A sessão será seguida de debate com o diretor e a realizadora Sylara Silvério. A entrada é gratuita.

Encerrando a programação, às 17h, será exibido o longa Praia Formosa, de Julia de Simone. O filme acompanha uma personagem originária do Reino do Congo que reaparece nos dias atuais. A produção é uma coprodução entre Brasil e Portugal, com exibição anterior em festivais internacionais. Após a sessão, haverá debate com a diretora.