A 21ª edição do Baile do Menino Deus: Uma Brincadeira de Natal será realizada entre os dias 23 e 25 de dezembro, às 20h, na Praça do Marco Zero, em Recife. O evento é gratuito e conta com classificação livre. No dia 25, a apresentação será transmitida ao vivo pelo canal oficial no YouTube.
Produzido pela Relicário Produções Culturais e declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife em 2024, o espetáculo combina elementos da cultura brasileira com uma abordagem inovadora e autêntica sobre o nascimento de Jesus. Na montagem deste ano, nomes como Lia de Itamaracá, conhecida como Rainha da Ciranda, e os maestros Spok e Forró integram o elenco. A direção é assinada pelo escritor Ronaldo Correia de Brito.
Diferente das representações convencionais, o Baile do Menino Deus exclui figuras como Papai Noel e trenós para incorporar manifestações culturais brasileiras, como frevo, maracatu, cavalo marinho, presépios e pastoris. Segundo os autores Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, a proposta é valorizar as raízes nacionais e os povos formadores da identidade brasileira: indígenas, negros e ibéricos.
Para a diretora de produção Carla Valença, o evento é uma realização marcante. “Montar um espetáculo todos os anos em grande escala, ao ar livre, tudo executado ao vivo para milhares de pessoas nos enche de alegria. Trabalham, em média, 300 profissionais todos os anos. A 21ª edição será ainda mais surpreendente, trazendo cenas inusitadas que exaltam a força do teatro, da música e da dança com grande elenco”, afirmou.
![Baile do Menino Deus Isadora Melo ao microfone. Credito Hans Manteuffel](https://controle.revistaogrito.com/wp-content/uploads/2024/12/Baile-do-Menino-Deus-Isadora-Melo-ao-microfone.-Credito-Hans-Manteuffel-1024x683.jpg)
![Baile do Menino Deus. Mateus vividos por Sostenes Vidal e Arilson Lopes com as criancas. Credito Hans Manteuffel](https://controle.revistaogrito.com/wp-content/uploads/2024/12/Baile-do-Menino-Deus.-Mateus-vividos-por-Sostenes-Vidal-e-Arilson-Lopes-com-as-criancas.-Credito-Hans-Manteuffel-1024x683.jpg)
Um dos destaques da edição é Lia de Itamaracá, que interpretará a música da burrinha Zabilin, já conhecida pelo público em produções anteriores. “Neste ano de 2024, a deusa e rainha da ciranda, nossa amada Lia de Itamaracá, estará girando conosco na roda do nosso Baile”, celebrou Ronaldo Correia de Brito.
Outro ponto inédito é a inclusão de fala para o personagem José, interpretado pelo sanfoneiro paraibano Lucas Dan, que declamará um poema adaptado do pernambucano Manuel Bandeira. “Estou muito feliz e honrado de representar José no Baile ao lado de uma equipe tão competente, sensível e sonhadora. Feliz que a fala será com poesia”, comentou o artista.
A montagem também contará com os maestros Spok e Forró, que trarão ao palco a riqueza do frevo. “Sempre ouvi falar e nunca pude participar. O destino me colocava sempre em situações de desejar estar aqui. Até que, neste ano, vou realizar esse sonho”, declarou Spok.
A narrativa gira em torno de dois brincantes, os Mateus, que guiam o público em busca da porta onde estaria o Menino Deus. Os protagonistas são interpretados há 20 anos por Arilson Lopes e Sóstenes Vidal, com Daniel Barros e Paulo de Pontes como suplentes. A peça aborda temas atemporais, como esperança e celebração da vida, além de incluir reflexões sobre dilemas contemporâneos, como a destruição ambiental.
Com música ao vivo regida pelo maestro Rafael Marques, o elenco musical inclui nomes como Silvério Pessoa, Lucas dos Prazeres e Júlia Souza, além de coros infantil e adulto e um corpo de baile com dez bailarinos, sob coreografia de Sandra Rino.
Criado em 1983 por Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, o espetáculo estreou no Teatro Valdemar de Oliveira e foi levado ao Marco Zero pela primeira vez em 2004. Desde então, tem sido apresentado anualmente com acesso gratuito, atraindo um público estimado em 70 mil pessoas.
O Baile do Menino Deus é realizado com o apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal e Prefeitura do Recife, além de incentivos de empresas como Grupo Parvi, Banco do Nordeste e Sesc-PE. Este ano, o espetáculo também reforça sua parceria com o programa Sesc Mesa Brasil, arrecadando doações para instituições sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade.
Serviço:
Quando: 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h
Onde: Praça do Marco Zero, Recife
Ingresso: Gratuito
Transmissão: Dia 25, às 20h, pelo canal do YouTube
Duração: 80 minutos
Acessibilidade: Espaço para cadeirantes, audiodescrição e intérprete de Libras