Peça “Trois” marca retorno da nova temporada do projeto Terça em Cena

Apresentação gratuita acontece no dia 19 de de novembro, às 19h, no Teatro Milton Baccarelli, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE

Copia de Copia de Post Noticias 79
Eva Oliveira, Malu Bergoc e Gui Vicente em cena de Trois (Foto: Luiza Costa e Luahn Lauriano/ Divulgação)

O projeto Terça em Cena chega à sua sexta edição levando para os palcos do Teatro Milton Baccarelli, no Centro de Arte e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAC- UFPE), trabalhos que investigam e celebram a linguagem teatral. A primeira peça que abre o novo ciclo é Trois, experimento criado por alunos do curso Teatro/Licenciatura da UFPE, que aborda temas como o medo, a curiosidade e a felicidade em se apaixonar.

Leia também: Semana da Consciência Negra tem início em Recife com Festival de Literatura Negra

A apresentação única acontece no dia 19 de novembro, às 19h, com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos 1h antes da sessão. A classificação indicativa é livre. Além do espetáculo, também será oferecida uma oficina voltada para o estudo da linguagem corporal, no dia 26.

Idealizado em 2019 para abrir espaço para a produção dos graduandos do curso de Teatro/Licenciatura da UFPE, o Terça em Cena é um espaço múltiplo: ao mesmo tempo em que oferece à sociedade atividades artísticas, também propicia aos discentes espaço para se desenvolverem enquanto artistas e docentes. 

Os alunos estão presentes em todas as etapas do projeto, que tem uma dinâmica similar à de um festival: pré-produção, produção, execução e pós-produção, executando as funções de coordenação, produção, mediação, curadoria, comunicação, entre outras. Esta sexta edição acontecerá de novembro de 2024 a maio de 2025, totalizando quatro apresentações. A escolha dos trabalhos se deu através de chamada pública.

Eva Oliveira Malu Bergoc e Gui Vicente em cena de Trois. Credito Luiza Costa e Luahn Lauriano 1
(Foto: Luiza Costa e Luahn Lauriano/ Divulgação)

Trois, espetáculo que abre a temporada, foi concebido dentro da disciplina “Laboratório de Encenação”, ministrada pela professora Vika Schabbach, em 2022. No trabalho, temas ligados ao amor são abordados de formas distintas, explorando a complexidade do sentimento e das relações, seus altos e baixos. São três blocos (“A paixão como refém”, “Posso me apaixonar?” e “Sim, eu posso!”), permeados por canções o tempo inteiro. Em cena, estão os intérpretes Eva Oliveira, Malu Bergoc e Gui Vicente. A direção é de Lucas Vinícius.

“Toda a dramaturgia foi construída na sala de ensaios. Trabalhamos essa história a partir do coletivo e da pedagogia de Jacques Lecoq. Procuramos entender quais são as histórias que não são ouvidas ou vistas e como a gente poderia trabalhá-las em cena. Foi um período curto de criação, de três, quatro meses, dos quais dois foram ensaiando um corpo neutro, mais equilibrado, e, os outros, um corpo mais expressivo, desenvolvendo a ideia de uma consciência corporal e uma ligação com a música do início ao fim”, explica o diretor.

Ao longo de sua trajetória, o projeto já foi apresentado Semana de Calouros 2023, na sala de dança do CAC e, com o apoio da BICC – Bolsa de Incentivo à Criação Cultural, os artistas realizaram mais uma apresentação no final de 2023, no Teatro Milton Baccarelli, e também produziram um podcast explicando a importância do uso das músicas no espetáculo. O podcast está disponível para escuta neste link. Em janeiro, a obra participará da primeira edição do Janeiro de Cenas Curtas, do Janeiro de Grandes Espetáculos.

Atividade Prática-Pedagógica

Os artistas do espetáculo “Trois” também oferecerão uma oficina gratuita para o público. As atividades formativas são parte do Terça em Cena, com cada grupo selecionado ministrando uma oficina, além do espetáculo. Nesta oficina, ministrada por Lucas Vinícius, Gui Vicente e Malu Bergoc, serão propostos exercícios de consciência corporal, foco, ritmo e criação de partituras corporais a partir das alternâncias entre o neutro e o expressivo. Tudo será feito a partir de comandos e de músicas, marcadas pelos ministrantes da oficina, mesclando as movimentações entre os espaços marcados na caixa cênica.

A oficina é voltada para pessoas interessadas no jogo teatral, de variadas idades, estruturas corporais, com ou sem deficiência, orientação sexual e identidade de gênero, que desejem conhecer a pedagogia Lecocquiana em suas possibilidades de estudo performático, ritmado e respirado.

O Terça em Cena é uma realização da Universidade Federal de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC), Centro de Artes de Comunicação, em parceria com o FETEAG – Festival de Teatro do Agreste.

Serviço:

Terça em Cena apresenta Trois

Local: Teatro Milton Baccarelli (Centro de Artes e Comunicação da UFPE)
Data: 19 de novembro de 2024
Horário: 19h
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: Livre

Gratuito, com distribuição dos ingressos 1h antes da apresentação

Atividade pedagógica “Neutralidade Expressiva”

Data: 26 de novembro de 2024 (terça-feira)
Horário: 19h às 21h
Vagas: 20
Classificação indicativa: a partir de 16 anos
Inscrições através do Instagram

Gratuita