ANIMAGE anuncia os curtas-metragens da sua mostra competitiva

Festival ainda terá sessão especial de exibição de "Akira", de Katsuhiro Otomo

Ana Parideira de Juliana Barretto BRA
"Ana Parideira" de Juliana Barretto (Divulgação)

A 14ª edição do ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco anuncia os filmes curtas-metragens selecionados, que participam do circuito competitivo 2024. O festival acontece de 1 a 6 de outubro, no Recife, com programação gratuita e variada – que ainda será divulgada -, destinada a todos os públicos, que ocupa cinco locais da cidade.

A Mostra Competitiva do ANIMAGE alcançou este ano um novo recorde de filmes inscritos, com 2.200 inscrições, de 100 países. Destes, foram selecionados pela comissão de seleção do festival 71 filmes, de 32 países, sendo 10 de realizadores brasileiros.

Exibição de Longa Metragem Especial

Em uma sessão especial única o ANIMAGE vai exibir o clássico japonês Akira (1991) de Katsuhiro Otomo, animação baseada no mangá homônimo, também de autoria de Otomo, que foi uma das publicações que impulsionou a popularização dos mangás no Brasil.

O filme se passa em 2019, em Neo Tokyo, uma cidade reconstruída após sua destruição na 3ª Guerra Mundial. Kaneda e Tetsuo são amigos que integram uma gangue de motoqueiros e disputam o domínio das ruas com uma gangue rival, a dos Palhaços. Durante um acidente, Tetsuo tem contato com uma criança com poderes estranhos e é capturado pelo exército. 

Arte para 2024

A cada edição, o ANIMAGE pauta a sua comunicação visual a partir da obra de um artista convidado. Este ano, o recifense Getúlio Maurício é o artista escolhido. Em seu trabalho, Getúlio explora signos da cultura popular e do folclore da sua região de origem. Os temas que atravessam sua pesquisa dialogam com vivências pessoais e imagens do cotidiano, expressas em pinturas e esculturas. Do mercado ao baile, do bar ao festejo, seu olhar traduz a vida no Recife, que faz parte do seu entorno.

Conheça todos os curtas-metragens selecionados para a Mostra Competitiva 2024.

Os selecionados serão exibidos para o público dentro da programação do Festival e reúnem as mais representativas e atuais produções em curta-metragem de todo o mundo, que disputam uma premiação distribuída em nove categorias.

A principal premiação, definida pelo júri do festival, é a de Melhor Curta – Grande Prêmio ANIMAGE, que além da estatueta, recebe prêmio em dinheiro no valor de R$ 4.000,00. O júri também indica os melhores nas categorias Curta Infantil, Curta Brasileiro, Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som, que recebem o troféu ANIMAGE. Há também a escolha do Melhor Filme – Prêmio do Público, definido pela audiência do festival, por meio de voto direto.

A comissão de seleção do circuito competitivo desta edição do ANIMAGE foi composta por Camila Monart (PE), Felipe Soares (PE), Nara Aragão (PE), Pâmela Peregrino (RJ) e Radhi Meron (SP).

Hadu de Damilola Solesi NIG
“Hadu”, de Damilola Solesi

O Festival ANIMAGE tem incentivo do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura e Prefeitura da Cidade do Recife, FUNCULTURA – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura e Governo de Pernambuco, apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife, Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Instituto Cervantes de Recife, ABCA, Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby e Cinema da UFPE. Este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal. Realização da Rec-Beat Produções e Leão Produções.

Serviço:

ANIMAGE – 14º Festival Internacional de Animação de Pernambuco
Data: 1 a 6 de outubro 2024
Onde: Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby, Cinema da UFPE, Parque da Macaxeira e Praça da Lagoa do Araçá.
Ingresso: gratuito

Siga o ANIMAGE nas redes sociais @animagefestival