Primavera dos Museus destaca memória de pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas

O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vai até domingo (24)

ja 4374 0
A proposta é destacar o papel dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade. (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

A 17ª Primavera dos Museus começou nesta segunda (18) e segue até o próximo domingo (24) em todo o país. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como tema este ano Memórias e democracia: pessoas LGBTQIA+, quilombolas e indígenas. A proposta é destacar o papel dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade. ebcebc

Em Pernambuco estão previstas atividades em Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Fernando de Noronha, Gloria de Goitá, Petrolina, Salgueiro, além de Recife e Olinda.

A programação inclui atividades presenciais e online como exposições, visitas guiadas, palestras, seminários, mesas redondas, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, saraus, performances e apresentações musicais e teatrais. No site do Ibram, é possível visualizar a programação por região, além de conferir as atividades programadas para cada estado e município.  

“Nesta 17ª Primavera dos Museus, o Instituto Brasileiro de Museus sugere e convoca todas as instituições culturais a contribuírem na tarefa árdua, mas recompensadora, de tomar parte na construção de um país mais justo e igualitário; de um país cuja população sempre buscou resistir com criatividade, resiliência e astúcia aos violentos processos de exclusão, pacificação e aviltamento.”  [Com informações da Agência Brasil]