Primavera dos Museus: a memória do grupo Pretinhas do Congo, Patrimônio Vivo de Pernambuco

A iniciativa acontece no Museu de Arte Sacra de Goiana (Masg), no Sesc Ler Goiana

pretinhas
Foto: Divulgação.

O Museu de Arte Sacra de Goiana (Masg), no Sesc Ler Goiana, integra a programação da 17ª Primavera dos Museus. A iniciativa, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece no próximo domingo (24) em diversos municípios brasileiros.

Em Goiana, a agenda ocorre nestas quarta (20) e quinta-feira (21), de forma gratuita, com 50 vagas por dia.

Com o tema, Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas, a Primavera dos Museus busca refletir sobre os espaços que essas pessoas e suas culturas ocupam na sociedade e de que forma os museus contribuem para seu reconhecimento e valorização. Acompanhando o mote, o Masg sedia duas rodas de conversas.

A primeira, no dia 20, Memórias de África, tem Nina Lima e a mestra Rosa Maria compartilhando seus saberes, vivências e história do grupo Pretinhas do Congo, Patrimônio Vivo de Pernambuco. A atividade acontece das 14h às 16h. No dia seguinte, das 15h às 17h, Kel e Gateiro Jackson, integrantes da tribo indígena Orubá, também de Goiana, falam sobre Memórias de Pindorama e refletem sobre a presença das comunidades indígenas nos museus e sua representatividade nos acervos. [Com informações do Cultura.PE]

Serviço
Primavera dos Museus – quarta-feira (20), às 14h, e quinta (21), às 15h, no Museu de Arte Sacra de Goiana (Masg – Rua Josias de Albuquerque, s/nº, Centro, Goiana-PE. Informações: (81) 3626.8421)