“Peripécias” prova que as vivências femininas também cabem na comédia

Na peça, elenco de atrizes trocam histórias e encenam as histórias umas das outras

peripecias lais rilda divulgacao
Atrizes compartilham histórias de vida entre si e as recontam dentro da comédia (Foto: Laís Rilda/ Divulgação)

Na próxima sexta-feira (3) e no sábado (4), às 20h e às 19h respectivamente, no Teatro Hermilo Borba Filho estreia “Peripécias”, o novo espetáculo do projeto Teatro na Roda, montado a partir da Oficina de Teatro para Mulheres com Espaço Terapêutico, ministrada pela atriz, diretora de teatro e psicóloga, Hilda Torres. Resultado do segundo módulo da Oficina, Peripécias leva 11 mulheres aos palcos, muitas delas pela primeira vez, para divertidamente provar que ao falar sobre mulheres, apesar de todos os desafios, nem tudo é sobre dor.  

Em cena e em clima de comédia, cada atriz conta a história da outra como se fosse sua, lançando luz sobre os malabarismos e peraltices que precisaram fazer para poderem “existir” e experimentar a vida desde a infância. Nesse sentido, a peça fala sobre as coisas que muitas vezes precisaram fazer, driblando o “sim ou não”, para terem oportunidade de vivenciar suas escolhas em uma sociedade na qual ainda há muito mais acolhimento à experimentação e a liberdade para homens do que para mulheres.

As oficinas de teatro ministradas por Hilda congregam elementos e jogos teatrais fundamentados no teatro do oprimido, de Augusto Boal, e em processos terapêuticos, fazendo uso de ferramentas como a bioenergética e estudos sistêmicos.

Dividido em três módulos, no módulo 1, as participantes mergulham em si mesmas, através de um processo artístico e terapêutico de autoconhecimento. O módulo 1 também resultou em uma encenação, o espetáculo “Desalinho”. Já no módulo 2, investe-se ainda mais no fortalecimento da rede, através da roda, já com a montagem de um espetáculo, quando uma conta a história da outra como se fosse sua. Por fim, no módulo 3, o trabalho propõe o ancoramento e a abordagem de suas próprias histórias em cena, o que desperta terapeuticamente a autoaceitação e o orgulho de serem quem são, independentemente da opinião de qualquer outra pessoa sobre elas.

SERVIÇO:

Apresentações:

Data: 03/11 Hora: 20h

Data: 04/11 Hora: 19h

Local: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo)

Ingressos: R$ 30,00 (Inteira) e R$ 15,00 (meia) – Vendas através do Sympla e na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada espetáculo.