Quarenta atrações na terceira semana do Janeiro de Grandes Espetáculos

Espetáculos de Brasília, São Paulo, Portugal e Eslováquia acompanham o teatro pernambucano, que protagoniza a programação

Copia de Post Noticias Padrao 12 1
Espetáculo brasilense aborda a pluralidade da feminilidade (Foto: Thais Mallon/ Divulgação)

A 30ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco chega à 3ª semana de programação oferecendo mais 40 convites à celebração das artes cênicas locais e do mundo. De hoje (22) até domingo (28), a variedade de temas e linguagens artísticas contempladas se soma à diversidade de palcos, com atividades no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Garanhuns. A programação completa até 31 de janeiro está disponível no site do festival e os ingressos estão disponíveis para compra no Sympla.

Em cima dos palcos, o encontro de povos, talentos e sensibilidades se confirma nesta terceira semana, que apresenta espetáculos com vários sotaques e nacionalidades artísticas, vindos do Recife, Tabira, Petrolina, São Paulo, Brasília, Portugal e Eslováquia.

De fora do País, o violonista Adam Marec, da Eslováquia, traz o espetáculo Violonista Europeu Tocando Músicas Europeias e Brasileiras, que conta com a participação de músicos convidados pernambucanos. Será na sexta-feira (26), no Teatro Marco Camarotti. No sábado (27), o Teatro Hermilo Borba Filho recebe os circenses Alan Sencades e Jessica Lane, da Cia Nordestiny’s, originária da cidade de Porto, em Portugal. No espetáculo Ária, a dupla explora a técnica aérea da suspensão capilar associada à música, executando trilha sonora suspensa e protagonizada por flauta e acordeão.

ARIA. Foto JP MARTINS
A suspensão capilar é uma expressão da arte circense que ganhou destaque nos últimos anos (Foto: JP Martins/ Divulgação)

Citando as atrações nacionais, São Paulo chega primeiro na programação desta penúltima semana do Janeiro. Na quarta-feira (24), a atriz Raíza Rameh protagoniza o solo teatral Noite de Mistério, no Teatro Capiba, com enredo inspirado nas pesquisas de Jerzy Grotowsky sobre as raízes ancestrais da atuação. Nos dias 27 e 28, a brasiliense Cia viÇeras estreia na cidade Isso Também Passará, Antes que Eu Morra. Na trama, quatro mulheres falam de seus conflitos e memórias, celebrando a pluralidade do feminino. Além do espetáculo, que sobe ao palco do Teatro Marco Camarotti, o grupo apresenta um minidocumentário seguido por bate-papo com as plateias recifenses.

Sempre protagonistas, as produções teatrais locais fazem um verdadeiro desfile de temas e estéticas para todos os públicos. Nos palcos da cidade até domingo, Confissões Urbanas – Eles Contam de Tudo, da Cia Omóios de Teatro; Ânim@ do Pão ao Pão, do Anexo Bando de Teatro; Sibila – O Mistério das Coisas, do SecondArea; Santo Genet e as Flores da Argélia, do Grupo Cênico Calabouço; As Bruxas de Salém, do Célula de Teatro; A Dona do Boteco, da Amotrans; As Dinossauras, da Cia Tradicional Fazenda Arte; Prazer, Shakespeare ou Peças de Bolso, da Trup Errante, de Petrolina.

Seis espetáculos irão distribuir as emoções do festival Pernambuco afora nestes próximos dias, percorrendo a vizinhança recifense: Yerma Atemporal, de Simone Figueiredo Produções e Roda Produções, se apresenta em Jaboatão e em Garanhuns, além da capital, no Santa Isabel; Berço Esplêndido, de Sóstenes Vidal e Cleusson Vieira, chega a Caruaru; Paulo Matricó, de Tabira, levará Cordel Operístico Lua Alegria a Jaboatão e a Caruaru; e o infantil As Três Porquinhas e o Lobo Blau, da Produção Coletiva, paira por Caruaru. Virtualmente, a Cia Anime chega às casas do público com Mary En Virtual Mood: Palhaçaria entre Telas.

YERMA ATEMPORAL. Foto Morgana Narjara
Dirigido e adaptado por Paulo de Pontes e Simone Figueirego, o espetáculo Yerma Atemporal é um dos destaques da grade. (Foto: Morgana Narjara/Divulgação).

Já nos espetáculos musicais, dois lançamentos marcam a semana. No dia 23, a cantora Dalva Torres lança o CD A Leveza Nua das Horas, no Santa Isabel, um apanhado de canções de várias gerações e gêneros musicais. No dia 25, a sambista Karynna Spinelli celebra 20 anos de carreira com o novo álbum Cabeça Feita, no Teatro do Parque, com sambas de roda, canções, batuques ancestrais e poesia cantada.

Outro destaque musical da semana é o show Claudionor Germano – 90 Carnavais do inoxidável defensor das tradições, canções e alegrias de Momo na cidade. No melhor estilo Carnaval do Recife, o show será gratuito, dia 27, no Teatro Luiz Mendonça, com palco aberto para a esplanada do Dona Lindu, convidando todo mundo a cair no frevo. Outros musicais na grade da semana são Bioluminescente, do Sargaço Nightclub, no Teatro Hermilo; e Luiz Gonzaga  – Mestre Lua, o Inventor do Nordeste da NuMis, no Teatro Luiz Mendonça

BIOLUMINESCENTE Foto Rafa Basto
Espetáculo musical Bioluminescente (Foto: Rafa Basto/ Divulgação)

Completam a programação mais três espetáculos de dança: Memórias – Uma Homenagem ao Mestre Ubiracy Ferreira, do Balé da Cultura Negra do Recife, no Teatro do Parque, dia 26; Luz – Os 30 anos de Valdeck Farias, da Cia Valdeck Farias, dia 28, no Barreto Júnior; e o III Festival de Pole Dance de Pernambuco, do Pole Dance Studio Alexandra Valença, dia 28, no Teatro do Parque.