Oscar 2024: Nossas apostas para quem deve ganhar (e quem deveria) na premiação deste ano

Supremacia de Oppenheimer, vitórias de Barbie, surpresas em melhor animação e outros destaques para considerar no Bolão deste ano

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Da esquerda para a direita: Anatomia de Uma Queda, Cillian Murphy e Chris Nolan ao centro, Homem-Aranha Através do Aranhaverso, Ficção Americana e Os Rejeitados. (Divulgação).

O Oscar acontece neste domingo (10) e deve confirmar a supremacia de Oppenheimer, longa de Christopher Nolan que tem sido alardeado como o chamariz de uma retomada do “cinemão hollywoodiano” no pós-pandemia. É também o reencontro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com o Graal dos filmes: visão artística alinhada com apelo comercial e sucesso de bilheteria.

Após uma série de edições premiando filmes de orçamentos modestos e bilheteria idem, o Oscar tenta se renovar atraindo novos públicos, ainda que tenha falhado em reconhecer o fenômeno cultural que foi Barbie, esnobado em direção e melhor atriz. A Academia ainda segue míope em relação ao trabalho de mulheres e pessoas pretas, como pode ser visto nas categorias de atuação, ainda pouco diversas.

No entanto, há anos a temporada não trazia tantos filmes interessantes, complexos, com diferentes abordagens, além de um olhar autoral com nomes novos como Celine Song e Yorgos Lanthimos veteranos como Martin Scorsese e Christopher Nolan.

Oppenheimer foi indicado a 13 Oscar e deve sair da premiação com pelo menos 8 estatuetas. Será que irá conseguir superar arrasa-quarteirões como O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei e Titanic, que saíram com 11 Oscar? Se confirmar a trinca de prêmios “melhor direção”, “ator”, “ator coadjuvante” e “filme”, já será um feito notável.

Damos aqui os nossos pitacos no Bolão do Oscar destacando quem ganha e quem deveria ganhar cada um dos prêmios.

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“Oppenheimer” vem levando tudo na temporada. (Foto: Divulgação).

Melhor Filme

Quem ganha: Oppenheimer
Quem deveria: Anatomia de uma Queda

O único longa que poderia melar a supremacia de Oppenheimer seria Os Rejeitados, de Alexander Payne. Seria semelhante ao ano em que Spotlight – Segredos Revelados tirou o Oscar de O Regresso (dadas as devidas proporções). Depois de Bafta, Globo de Ouro, SAG, DGA e PGA, é quase impossível outro filme ganhar este prêmio.


Diretor

Quem ganha: Christopher Nolan, Oppenheimer
Quem deveria: Justine Triet
, Anatomia de Uma Queda

Christopher Nolan é um dos novos diretores mais interessantes a surgir nos últimos anos, mas sempre foi esnobado pela Academia (quase um Leonardo DiCaprio entre os realizadores). Aqui é seu grande momento. Todos os prêmios da temporada foram para ele, e talvez o único que possa ameaçar seu prêmio é o inglês Jonathan Glazer, que fez um trabalho meticuloso e experimental em Zona de Interesse.


Ator

Quem ganha: Cillian Murphy
Quem deveria: Colman Domingo

Seria interessante ver Paul Giamatti levar esse prêmio, uma vez que ele foi o franco favorito no início da temporada, quando venceu o Globo de Ouro. No entanto, o momento atual dá o favoritismo para Cillian Murphy, que também faz um trabalho muito bom em Oppenheimer. Uma pena Colman Domingo não ter muita chance, apesar de sua atuação carregar Rustin, um longa muito tímido para um personagem tão importante.


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Em cena, Leonardo DiCaprio e Lily Gladstone no longa de Scorsese. (Foto: Paramount Pictures/Divulgação).

Atriz

Quem ganha: Lily Gladstone, Os Assassinos da Lua das Flores
Quem deveria: Sandra Hüller
, Anatomia de Uma Queda

Chegamos em um dos momentos mais emocionantes do Oscar este ano. Lily Gladstone, de Os Assassinos da Lua das Flores deve vencer esta batalha, mas a margem é minúscula. Emma Stone, por Pobres Criaturas, levou Globo de Ouro e Bafta (em que Lily nem foi indicada), mas não será desta vez que ela receberá sua segunda estatueta da carreira. Sandra Hüller, de Anatomia de Uma Queda, corre por fora e pode se beneficiar pela divisão de votos Gladstone/Stone e também pelo apoio dos votantes estrangeiros, sobretudo europeus.


Ator coadjuvante

Quem ganha: Robert Downey Jr., Oppenheimer
Quem deveria: Robert Downey Jr.

Para sermos sinceros, estes indicados aqui estão bem aquém do que a temporada de prêmios tinha a oferecer, mas deixemos isso de lado. Robert Downey Jr. é de longe o favorito não só porque Hollywood adora uma história de superação de seus astros, mas porque o seu trabalho em Oppenheimer é desafiador, cheio de nuances, mesmo com pouco tempo para desenvolvê-lo em tela.


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Quem vai tirar o Oscar de Da’Vine Joy Randolph? (Divulgação).

Atriz coadjuvante

Quem ganha: Da’Vine Joy Randolph, Os Rejeitados
Quem deveria: Da’Vine Joy Randolph
, Os Rejeitados

Talvez a segunda maior certeza do bolão depois da vitória de Oppenheimer como melhor filme é a vitória de Da’Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados. Sua interpretação comovente, sutil, mas muito poderosa a fez vencer praticamente todos os prêmios da temporada.


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Cena do filme Anatomia de uma Queda. (Divulgação).

Roteiro original

Quem ganha: Anatomia de uma Queda
Quem deveria: Anatomia de uma Queda

Anatomia de Uma Queda venceu o Globo de Ouro e o Bafta, enquanto Barbie venceu o Prêmio do Sindicato. Infelizmente, a Academia colocou o longa de Greta Gerwig como “adaptação”, já que é baseado no universo da boneca da Mattel. Polêmicas à parte, isso praticamente sedimentou o caminho para Justine Triet e seu marido Arthur Harari levarem esse troféu para casa.


Roteiro adaptado

Quem ganha: Ficção Americana
Quem deveria: Ficção Americana

Tudo parecia fazer crer que Oppenheimer e Barbie duelariam neste prêmio. No entanto, Ficção Americana, de Cord Jefferson tem ganhando praticamente tudo: Bafta, Independent Spirit Awards, Scripter Awards e CCA. Chegar na reta final embalado por essas vitórias fará toda a diferença. Mas, por conta da omissão em indicar Greta Gerwig como diretora, muitos votantes podem dar aqui o seu voto de protesto e com isso, Barbie levaria o Oscar.


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(Foto: Divulgação/Sato Company)

Animação

Quem ganha: O Menino e a Garça
Quem deveria: O Menino e a Garça

É tão raro ver uma disputa acirrada nessa categoria quase sempre dominada pela Disney/Pixar. O Menino e a Garça, longa que fez Hayao Miyazaki sair da aposentadoria duela de frente com Homem-Aranha Através do Aranhaverso. Ambos tem grandes chances aqui, mas os prêmios recentes e o elogio da crítica para o longa de Miyazaki devem ajudar nesta vitória.


Design de Produção

Quem ganha: Barbie
Quem deveria: Assassino da Lua das Flores

Mais uma categoria acirrada. Barbie e Pobres Criaturas têm chances parecidas, mas o trabalho inventivo do longa de Yorgos Lanthimos será superado pela imersão provocada pelo set e design de Barbie. Oppenheimer ganhou prêmios das guildas, mas aqui não tem muita chance.


Fotografia

Quem ganha: Oppenheimer (Hoyte Van Hoytema)
Quem deveria: Oppenheimer

Hoyte Van Hoytema ganhou o prêmio do seu sindicato e deve confirmar seu primeiro Oscar com esse trabalho impressionante em Oppenheimer, sobretudo pelos feitos técnicos em usar gigantescas câmeras IMAX para registrar tanto eventos poderosos como explosões como closes delicados e íntimos repletos de drama.


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Barbie (Margot Robbie) e Ken (Ryan Gosling) embarcam juntos em uma aventura pelo Mundo Real. (Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures).

Figurino

Quem ganha: Barbie (Jacqueline Duran)
Quem deveria: Assassino da Lua das Flores (Jacqueline West)

O trabalho de Jacqueline West em recriar a indumentária Osage nos anos 1920 impressiona, mas a criatividade da veterana Jacqueline Duran em Barbie, com suas cores saturadas e visuais icônicos, deve levar a estatueta.


Edição

Quem ganha: Oppenheimer (Jennifer Lame)
Quem deveria: Anatomia de uma Queda (Laurent Sénéchal)

Laurent Sénéchal praticamente dá uma aula de como construir tensão em uma narrativa a partir da montagem em Anatomia de Uma Queda. Mas o trabalho de Jennifer Lame em Oppenheimer é ainda mais desafiador por conseguir construir uma narrativa complexa, longa e coesa em um filme que vai alternando diferentes ritmos até seu clímax.


Cabelo e Maquiagem

Quem ganha: Maestro
Quem deveria: Sociedade da Neve

O Oscar-bait do ano, Maestro, vai ter que se contentar apenas com esse prêmio. Sociedade da Neve merecia esse Oscar por conseguir o feito de transpor para a tela o horror vivido pelos sobreviventes de uma queda de avião nos Andes. Mas os votantes vão lembrar de Bradley Cooper envelhecido pela maquiagem e vão nessa escolha segura.


Som

Quem ganha: Oppenheimer
Quem deveria: Zona de Interesse

Oppenheimer é a escolha óbvia aqui, uma vez que votantes privilegiam filmes cujo som é estrondoso, evidente, magnânimo. Mas a campanha de divulgação de Zona de Interesse foi toda trabalhada em cima do fato de que o som é parte importante da narrativa, da história. Ainda assim, é difícil superar Oppenheimer, que tem vencido esse prêmio técnico na temporada até aqui.


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Godzilla: Minus One foi feito com baixo orçamento. (Divulgação).

Efeitos Visuais

Quem ganha: A Resistência
Quem deveria: Godzilla Minus One

Outra categoria imprevisível. Dois filmes de baixo orçamento, A Resistência e Godzilla Minus One fizeram trabalhos incríveis com pouco recursos, usando muita criatividade aliada ao preciosismo técnico. Por ter vencido mais prêmios na temporada, A Resistência tem leve vantagem, mas o sucesso relativamente recente de Godzilla nos cinemas dos EUA talvez possa trazer alguma vantagem.


Trilha Sonora

Quem ganha: Oppenheimer (Ludwig Göransson)
Quem deveria: Assassino da Lua das Flores (Robbie Robertson)

Ludwig Göransson, com seu trabalho baseado nos violinos, venceu Bafta, Globo de Ouro e Critics Choice e deve confirmar o favoritismo.


Música Original

Quem ganha: Barbie (“What Was I Made For”, por Billie Eilish e Finneas O’Connell)
Quem deveria: Barbie (“What Was I Made For”, por Billie Eilish e Finneas O’Connell)

Com duas músicas nessa categoria, Barbie concorre consigo mesmo. “I’m Just Ken” pode ter alguma chance, mas o charme de Billie Eilish, que aqui pode fazer história ao vencer seu segundo Oscar é muito sedutor para o votante deixar passar.


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Cena de 20 Dias em Mariupol: filme ganhou “momentum”. (Divulgação)

Documentário

Quem ganha: 20 Dias em Mariupol

Este ano esta categoria está particularmente impressionante e diversificada. Todos os cinco indicados são de trabalhos internacionais. Porém, por seu apelo midiático e relevância do tema, 20 Dias em Mariupol, de Mstyslav Chernov, sobre a Guerra da Ucrânia deve levar. Venceu até aqui Bafta, DGA e até mesmo um Pulitzer.


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Longa acompanha vida aparentemente bucólica em uma casa ao lado de Auschwitz. (Foto: Divulgação/Diamond Films).

Filme Internacional

Quem ganha: Zona de Interesse
Quem deveria: Zona de Interesse

Zona de Interesse, falado em alemão, mas dirigido por um britânico (Jonathan Glazer) vai vencer esta. A escolha é até óbvia. Todos os filmes indicados tanto em melhor filme internacional como melhor filme levam essa estatueta. E não deve ser diferente desta vez.


Melhor curta de animação

Quem ganha: War Is Over! Inspired by The Music of John & Yoko.

War Is Over, inspirado na música de John Lennon e Yoko Ono, é o mais emotivo dos indicados e está ganhando tração, mas Letter To A Pig, sobre um sobrevivente do Holocausto, pode levar também. Mais uma categoria difícil e que deve atrapalhar o bolão de muita gente.


Melhor curta documentário

Quem ganha: The ABCs of Book Banning

A diretora Sheila Nevins, de 84 anos, recebe aqui sua primeira indicação sobre o protesto contra o banimento de livros nos EUA em The ABCs Of Book Banning, feito pela MTV Documentary Films. The Last Repair Shop, sobre pessoas que consertam instrumentos para uma escola de Los Angeles, também tem chance.


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Benedict Cumberbatch estrela o curta de Wes Anderson. (Divulgação)

Melhor curta

Quem ganha: The Wonderful Story of Henry Sugar

Wes Anderson está aqui tomando o lugar que geralmente é ocupado por novos diretores. The Wonderful Story Of Henry Sugar, seu curta não curto assim (tem 40 minutos) feito para a Netflix, deve levar o troféu.