Obra de J. Borges leva arte e imaginário popular do Nordeste para São Paulo em exposição 

Mostra fica em cartaz até o dia 24 de junho

Expo J. Borges xilogravura Forro Nordestino divulgacao ab
Xilogravura Forró Nordestino de J. Borges. (Divulgação).

A partir do dia 13 de abril, vida e obra de J. Borges, grande xilogravurista e Patrimônio Vivo de Pernambuco, serão celebradas em exposição aberta no Espaço Galeria do SESI Campinas Amoreiras. A mostra acolhe o imaginário popular do Nordeste presente em símbolos e figuras talhadas pelo artista, atualmente, com 87 anos.

Em cartaz até o dia 24 de junho, J. Borges – O Mestre da Xilogravura traz uma coletânea de 44 xilogravuras, sendo oito delas inéditas (com suas respectivas matrizes), junto às 28 obras mais importantes da carreira do pernambucano. A curadoria é de Ângelo Filizola.

J. Borges foi considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o “melhor gravador popular do Brasil”, e sua obra traz marcas de diversas fases de sua história, identificadas pelos temas:  Viagem a Trabalho e Negócios, Serviços do Campo, Plantio de Algodão, Forró Nordestino, Plantio de Cana, Feira de Caruaru, Carnaval em Pernambuco e Festa dos Apaixonados. 

Na mostra também haverá um espaço dedicado especialmente à literatura de cordel, gênero ao qual J. Borges se empenha há mais de 50 anos, tratando do cotidiano do agreste, de acontecimentos políticos, de fatos lendários, de folclóricos e pitorescos da vida.

“Estou muito alegre com essa exposição sobre meu trabalho na xilogravura. E eu ainda quero viver bastante, e o que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. Minha obra é aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto”, comentou o mestre. 

A exposição traz ainda duas obras assinadas por Pablo Borges e Bacaro Borges, filhos e aprendizes do artista, além da exibição de uma cinebiografia sobre vida e obra de Borges, assinada pelo jornalista Eduardo Homem.

J. Borges já expôs na França, Alemanha, Suíça, Itália, EUA, Venezuela e Cuba, deu aulas na França e nos EUA, ilustrou livros em vários países e foi destaque no The New York Times.

Oficina de Xilogravura

Nos dias 23 e 24 de junho, o xilogravurista Pablo Borges ministra oficinas gratuitas no SESI Campinas, destinadas a pessoas maiores de 16 anos. As informações sobre horários e a forma de inscrição serão divulgadas oportunamente.

Com produção e idealização da Cactus Promoções e Produções, a exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura seguirá para as unidades do SESI em São José do Rio Preto e Itapetininga, ainda em 2023.

Serviço

Exposição: J. Borges – O Mestre da Xilogravura

Abertura: 13 de abril – quinta-feira, às 19h30

Temporada: 14 de abril a 24 de junho de 2023

Horário: terça a sábado – das 9h às 11h e das 14h às 20h, exceto feriados.

Visitação gratuita. Classificação: Livre.

Acessibilidade: obras com audiodescrição.