A jornalista, escritora e ativista antirracista Midiã Noelle lança o livro Comunicação Antirracista: um guia para se comunicar com todas as pessoas, em todos os lugares, publicado pela Editora Planeta. A obra propõe reflexões e estratégias práticas para uma comunicação mais inclusiva e livre de preconceitos, com foco na superação das hierarquias sociais e no enfrentamento ao racismo estrutural.
- Leia também: Livro reúne últimos discursos de Malcolm X em edição que marca centenário do líder afro-americano
O primeiro lançamento ocorrerá em São Paulo, no dia 27 de março, às 19h, na Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200 – loja 53). O evento contará com um bate-papo mediado pela escritora Rachel Quintiliano, seguido de sessão de autógrafos com a autora. Estão previstas ainda outras três datas presenciais em Brasília, Salvador e Nova York (EUA).
Destinado a todos os públicos, o livro sistematiza conceitos e experiências acumuladas por Midiã ao longo de sua trajetória no jornalismo, nas políticas públicas e na militância antirracista. Nascida no bairro da Liberdade, em Salvador, a autora é mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fundadora do Instituto Commbne. Em sua carreira, atuou em agências das Nações Unidas, organizações dos movimentos negro e feminista, além de ter exercido funções no setor público. Foi também repórter e colunista do Jornal Correio.

Midiã Noelle foi incluída na lista de Mulheres Inspiradoras da organização Think Olga, em 2016, e, em 2021, foi reconhecida como uma das 100 pessoas negras mais influentes dos países de língua portuguesa pelo prêmio Bantumen Powerlist 100. Em sua atuação recente, foi contratada pela Unesco como consultora e pesquisadora, sendo uma das responsáveis pela elaboração e implementação do Plano Nacional de Comunicação pela Igualdade Racial na Administração Pública Federal, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República e o Ministério da Igualdade Racial.
“A comunicação antirracista é, primordialmente, um desafio de construção, desconstrução e reconstrução de sentidos, não necessariamente nessa ordem, que precisa ser contemplado por todas as pessoas, em todos os espaços”, afirma Midiã.
Ao longo da obra, são discutidos temas como os avanços e as tensões no discurso político e governamental, bem como propostas concretas para uma comunicação antirracista na prática. Midiã convida o leitor a repensar comportamentos e atitudes, sugerindo um olhar mais atento às diversas camadas sociais presentes nas notícias e nos processos comunicacionais.
O livro conta com apresentação da pesquisadora e ativista Carla Akotirene, que também atua na produção de pensamento afrodiaspórico no Brasil.
Depois de passar por São Paulo, Brasília, Salvador e Nova York (EUA), o lançamento do livro chega agora ao Recife. A obra será apresentada durante o Encontro Conecta Latinas 2025, que acontece no dia 24 de maio (sábado), às 15h, no Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida, localizado no bairro do Recife. O evento integra a programação do Conecta Latinas, iniciativa voltada ao fortalecimento das redes de mulheres latino-americanas e caribenhas.
Serviço:
Lançamento do livro Comunicação Antirracista: um guia para se comunicar com todas as pessoas, em todos os lugares, de Midiã Noelle
Evento: Encontro Conecta Latinas 2025
Data: 24/05/2025
Horário: das 15h às 17h
Local: Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida
Endereço: Rua do Bom Jesus, 147 – Recife