Livro reúne últimos discursos de Malcolm X em edição que marca centenário do líder afro-americano

Obra reúne discursos e entrevistas do último ano de vida de Malcolm X, evidenciando sua guinada política e a fundação da Organização da Unidade Afro-Americana

Copia de Imagem post padrao 3 4
Foto: Divulgação.

O envio de maio do Clube do Livro Circuito homenageia os 100 anos de nascimento de Malcolm X com o lançamento da obra Custe o que custar. A publicação reúne discursos, entrevistas e declarações proferidas pelo ativista no último ano de sua vida, entre 1964 e 1965, período marcado por uma reconfiguração de suas posições políticas e por sua atuação internacional em defesa dos direitos humanos.

Traduzido por Rogério Galindo, com projeto gráfico de Elaine Ramos e apresentação assinada por Allan da Rosa, o volume apresenta uma coletânea de falas realizadas em comícios no Harlem, debates universitários, fóruns militantes e encontros com revolucionários africanos e asiáticos. Os textos refletem sobre temas como solidariedade negra, autodefesa, anticolonialismo, internacionalismo, socialismo e o uso da religião como instrumento de dominação.

image 13
Foto: Divulgação.

Após o rompimento com a Nação do Islã, Malcolm X fundou a Organização da Unidade Afro-Americana (OAAU). A criação da OAAU, a crítica à liderança de Elijah Muhammad e a proposta de denunciar os Estados Unidos por crimes contra os direitos humanos também estão entre os temas abordados.

Mais do que um registro histórico, Custe o que custar apresenta o processo de transformação radical de um dos principais líderes do movimento negro nos Estados Unidos. Até seus últimos dias, Malcolm X buscou reinventar as formas de resistência à opressão racial e estrutural, ampliando sua luta para além das fronteiras nacionais.

A edição faz parte do pacote de maio do Circuito e estará disponível para os assinantes que aderirem ao clube até o dia 30. Além do livro, o envio inclui um brinde temático e uma série de benefícios complementares.