Nilüfer Yanya
My Method Actor
Ninja Tune, 2024. Gênero: Rock, Pop/Rock, Indie Rock
Nilüfer Yanya é um dos maiores talentos a sair do rock britânico nos últimos tempos e o primeiro diferencial de sua persona artística é sua voz grave e encorpada que funciona bem para carregar interpretações dramáticas levadas por guitarras pesadas. Isso deu bem certo no trabalho anterior, o excelente PAINLESS, que tinha uma energia mais vigorosa.
My Method Actor, que acaba de sair, por sua vez, é mais introspectivo. E aqui o talento de Yanya se mostra evidente mais uma vez. Sua voz agora alcança nuances vocais e harmonizações que casam bem com a proposta soturna do disco. Há mais imersão nesse trabalho, que foi produzido inteiramente por Wilma Archer, outro talento inglês que trabalhou em algumas faixas do trabalho anterior da artista.
Trabalhar com um único produtor trouxe ainda mais coesão ao disco, que consegue construir uma proposta sonora muito nítida. Nilüfer Yanya dá voz a um eu lírico que busca se encontrar em meio a um mundo caótico, sempre se arriscando, sem medo de se machucar. Praticamente todas as músicas carregam as dores de decisões erradas, mas sem um tom de pessimismo e sim de reflexões sinceras sobre a vida.
Algumas faixas são bem deprê, como “Ready For Sun (touch)”, em que fala das feridas de um fim de relacionamento ou “Call It Love”, que discorre sobre a solidão enquanto uma dor quase física. “Method Actor”, com sua instrumentação complexa, une o charme da voz de Yanya com rifes bem pontuados para falar sobre se sentir deslocado.
“Like I Say (I runaway)” é que mais dialoga com a proposta mais pop do álbum anterior e traz uma levada até dançante e cheia de energia que serve como um bom cartão de visita para a proposta sonora da artista. “Binding” traz elementos de eletrônica misturados a uma guitarra lo-fi para criar um clima elegante onde sua voz alcança um tom quase sussurrado.
A parte final do disco carece de força, pois faixas como “Made Out of Memory” e “Just A Western” soam repetitivas em relação à vibe que o disco já tinha apresentado até aquele ponto. Ainda assim, ambas cumprem a proposta de carregar a melancolia que costura toda a audição.
My Method Actor é um trabalho imersivo, pontuado pelo detalhismo da produção e que é pensado para ser apreciado de uma maneira tranquila, sem a pressa das playlists algorítimas e trechos pensados para viralizar.
Ouça Nilüfer Yanya – My Method Actor
Leia mais críticas
- Uana na dianteira do pop pernambucano em “Megalomania”
- Kaê Guajajara cria mosaico de sons em “Forest Club”
- Floating Points faz disco talhado para as pistas em “Cascade”
- Jamie xx aposta na playlist segura no divertido “In Waves”
- Nilüfer Yanya evidencia sua voz única no indie-rock no soturno “My Method Actor”