No dia 31 de maio de 2025, o município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, sediará o Segundo Festival de Ciranda João Limoeiro. A iniciativa presta homenagem ao mestre cirandeiro João Limoeiro, reconhecido como Patrimônio Vivo do Estado, e busca valorizar a tradição da ciranda e outras manifestações culturais da região. O evento será realizado a partir das 16h, no Parque dos Lanceiros, com entrada gratuita.
- Leia também: Espetáculo “Àwọn Irúgbin” marca início da programação da Ocupação Espaço O Poste, no Recife
O festival conta com recursos aprovados pelo Programa Estadual de Apoio à Cultura (PNAB) e é organizado pela Serafim Produções, sob coordenação de Ricco Serafim, idealizador do projeto.
Criado em 2024, o Festival de Ciranda João Limoeiro teve sua primeira edição realizada em Carpina, como forma de comemorar a conquista do título de Patrimônio Vivo pelo mestre homenageado. A realização contou com a participação do Maracatu Carneiro da Serra, de Glória do Goitá.


Com mais de 70 anos dedicados à ciranda, João Limoeiro é uma das principais referências da cultura popular pernambucana. Ao longo de sua trajetória, apresentou-se em eventos como o Festival de Inverno de Garanhuns, Fenearte, Festival Pernambuco Meu País, além de programações carnavalescas e juninas. Sócio fundador da Associação das Cirandas de Pernambuco, o mestre também já lançou discos, realizou turnês pelo país e foi agraciado com o Prêmio Ariano Suassuna.
“Eu acredito que os reconhecimentos e homenagens devem ser feitos em vida e me enche de alegria este. Ser Patrimônio Vivo representa o reconhecimento do meu esforço e trabalho, mas também é resultado de muito empenho coletivo. Este título serve como combustível para a caminhada”, declarou João Limoeiro.
A programação do festival inclui apresentações de ciranda, coco rural e maracatu, além da exibição do curta-metragem O Rei da Ciranda Pesada, que retrata a trajetória e a contribuição cultural de João Limoeiro.
Serviço:
Segundo Festival de Ciranda João Limoeiro
Data: 31 de maio de 2025
Horário: 16h
Local: Parque dos Lanceiros, Nazaré da Mata – PE
Entrada gratuita