A Jornada de MC’s nas comunidades do Recife fortalece a ideia de celebrar a cultura hip hop com encontros em espaços seguros e de vivência coletiva para o compartilhamento de ideias. Esta 2ª edição tem a sua abertura nesta sexta-feira (13/06), no Compaz Governador Eduardo Campos (Avenida Aníbal Benévolo, Alto Santa Terezinha, Recife). A programação é gratuita e começa às 9h.
- Leia também: Instituto Ricardo Brennand recebe maior retrospectiva de Vik Muniz, com mais de 200 obras
Entre as atividades artístico-culturais estão oficina de rima, com Anderson Santos, mais conhecido como DJ Big, também criador e produtor da Jornada de MC’s, e participações dos mc’s Tedy, Ninja e Hogue; conversa e oficina facilitadas pelo artista e arte-educador Maciel Salú juntamente com Big – (tema: Poesia popular e a rima no hip hop como forma de empreender); roda de breaking (Dj Renna atua no som a partir da sua curadoria de bases musicais); show do rapper Rimocrata e pintura ao vivo com o artista grafiteiro Osú; batalha de MC’s. Todas as pessoas envolvidas são de Pernambuco.
“A Jornada de MC’s é circulada tanto para ampliar ideias como sobretudo para inserir mais pessoas na cultura hip hop, com o objetivo de formação de base e descoberta de novas pérolas negras fazedoras de arte-educação. A gente está crescendo nos debates sobre temas da cultura popular, questões sociais e políticas públicas, e ao mesmo tempo com o cuidado de reforçar a temática de raça, da negritude”, acrescenta Dj Big.



Vale reforçar que este encontro na Zona Norte recifense é o primeiro dos quatro nas unidades da Rede Compaz. A ação também funciona como preparatória para os 20 anos do Festival Jornada de MC’s, que ocorre dentro da programação do Festival REC’n’Play, previsto para o mês de outubro de 2025.
“A jornada é pelo hip hop, pelas políticas públicas para o segmento, pelas batalhas de MC’s e por toda a arte e movimentos culturais. A iniciativa é para valorizar o diálogo e a parceria entre as pessoas das comunidades”, pontua.
A Jornada de MC’s nas comunidades do Recife tem o incentivo público, com o financiamento do edital da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), pelo Recife Virado na Periferia.

Dj Big
Além de curador e coordenador geral do Festival Jornada de MC’s, educador social, produtor cultural e mediador de projetos comunitários em Pernambuco, ele é articulador de debates sobre políticas públicas para o hip hop, buscando reconhecimento e garantias de direitos para essa cultura. Hoje é representante do GT Hip Hop PE e facilitador da construção nacional hip hop. Atuou também junto ao Centro Comunitário da Paz – Compaz (COMPAZ) na formulação de ações direcionadas ao público jovem.
Por meio da atuação na arte, cultura e educação, Big apoia e incentiva a juventude da periferia a formar suas carreiras artísticas e a descobrir potenciais locais para fortalecer ações de interesse social.
Confira a programação de abertura
Data: 13/06 (sexta-feira)
Local: Compaz Governador Eduardo Campos (Avenida Aníbal Benévolo, bairro: Alto Santa Terezinha, Recife/PE)
Gratuito
09h às 12h – Oficina de rima com Dj Big + participações dos mc’s Tedy, Ninja e Hogue
Local: Escola Rosa Magalhães
13h – Oficina com Maciel Salú e Dj Big
Tema: Poesia popular e a rima no hip hop como forma de empreender
Inscrições no local (para MC’s em nível amador e profissional)
Local: Sala Compaz Impulso
15h – Roda de breaking (DJ Renna atua no som a partir da sua curadoria de bases musicais)
Local: Praça de eventos
16h – Show do rapper Rimocrata + pintura ao vivo com artista grafiteiro Osú
Local: Praça de eventos
17h – Batalha de rima
Local: Praça de eventos