Isabella Mendes Freitas é premiada no 3º Concurso Internacional de Ensaios Gilberto Freyre

Pesquisadora é reconhecida pelo ensaio que analisa o estrangeirismo na obra de Gilberto Freyre

Copia de Imagem post padrao 6
Foto: Divulgação.

A pesquisadora Isabella Mendes Freitas foi anunciada como vencedora do 3º Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre 2024/2025, promovido pela Fundação Gilberto Freyre em colaboração com a Global Editora. Sua obra, intitulada Linhas e curvas, cinzas e cores: Estrangeiros e estrangeirismo na obra de Gilberto Freyre, foi reconhecida pela profundidade e relevância na análise do sociólogo e escritor brasileiro.

Com a conquista, Freitas receberá a premiação de R$ 20 mil, além de ter seu ensaio publicado em livro pela Global Editora, ampliando a divulgação de sua pesquisa acadêmica.

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, a vencedora também é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa.

A premiação, realizada bienalmente, tem como objetivo incentivar e reconhecer a produção científica relacionada à obra de Gilberto Freyre, estimulando a continuidade de investigações sobre os diversos aspectos de seu legado intelectual.