FETEAG 2023 divulga programação gratuita, com espetáculos e ações formativas em Caruaru e no Recife

Com atividades prolongadas, que acontecerão de 25 de setembro a 26 de novembro, festival reúne produções de teatro, dança, circo e incentiva o diálogo entre linguagens

Copia de Post Noticias Padrao 9
A companhia Giradança vem do Rio Grande do Norte para participar do FETEG (Foto: Bruno Martins/ Divulgação)

FETEAG – Festival de Teatro do Agreste chega a sua 32ª edição, com o projeto de fomentar a cena cultural de Pernambuco, especificamente Caruaru e região. O evento aprofunda seu interesse em obras que tensionam fronteiras geográficas e de linguagens artísticas, e amplia seu período de duração, adicionando novas mostras à grade de atividades. Entre os dias 25 de setembro e 08 de outubro, o festival promove, gratuitamente, apresentações de espetáculos, oficinas e mediação cultural, em Caruaru e no Recife, e, em novembro, dá continuidade às suas ações com a Mostra Hilda Felipe, voltada para a celebração de formas diversas de arte. Mais informações e programação completa no site do FETEAG.

Promovido pelo Teatro Experimental de Arte (TEA), o FETEAG 2023 reúne trabalhos marcados pela diversidade temática e que, juntos, formam um mosaico da produção cênica contemporânea. Este ano, a curadoria reforça o interesse em estabelecer pontes entre artistas de diferentes localidades. Nesta edição, o evento retoma a parceria com o criador francês Jérôme Bel.  Desde 2019, por princípio ecológicos, o coreógrafo e sua companhia não viajam mais de avião, por isso o papel de Jérôme será interpretado pelo performer Marcelo Sena.

Outra iniciativa do gênero é “Looping: Pernambuco Overdub”, versão local de “Looping: Bahia Overdub”, de Felipe Assis (BA), que contará no elenco com integrantes baianos e também por artistas pernambucanos, que participarão de uma oficina oferecida pelo festival.

A pluralidade de linguagens artísticas, que tem dado o tom do festival nos últimos anos, se aprofunda nesta edição. O circo ganha destaque com o trabalho dos pernambucanos na Cia Devir, que têm desenvolvido uma pesquisa que coloca a arte circense em diálogo com o teatro e a dança, e será apresentado na rua. Do Rio Grande do Norte, participa a renomada companhia Giradança, que conta com bailarinos de diferentes corpos, incluindo pessoas com deficiências físicas e intelectuais.

O grupo pernambucano Magiluth, um dos mais celebrados do teatro brasileiro contemporâneo, é outro que retorna ao festival, desta vez com o espetáculo “Miró: Estudo nº 2”. Os artistas participaram da maratona cênica pela primeira vez ainda como estudantes da Universidade Federal de Pernambuco e, depois, já profissionais, apresentaram peças com a parceria do FETEAG.

Mir Estudo No 2 do Grupo Magiluth Credito Joao Maria Silva Jr
Grupo Magiluth volta ao festival para sua 2ª participação (Foto: João Maria /Divulgação)

HOMENAGENS

O FETEAG 2023 também apresenta uma reformulação nas suas mostras, homenageando artistas de destaque para o teatro de Pernambuco. A antiga Mostra Profissional foi renomeada como Mostra Argemiro Pascoal, em homenagem ao ator e teatrólogo fundador do Teatro Experimental de Arte (TEA). A Mostra Erenice Lisboa (anteriormente Mostra Estudantil) celebra o legado da dramaturga caruaruense, conhecida por seu trabalho voltado para o público infantil.