fEEEio Lab promove roda de conversa e exposição interativa no Museu do Estado de Pernambuco

Com entrada gratuita, primeira edição do fEEEio Lab convida o público a vivenciar processos criativos que questionam os padrões estéticos tradicionais

Copia de Copia de Post Noticias 70
(Foto: Raquel Campello/ Divulgação)

No próximo sábado, 7 de junho, o fEEEio Lab — Laboratório de Estudo e Experimentação da Estética do Feio — convida o público a conhecer de perto as práticas desenvolvidas ao longo de sua primeira edição. Das 10h às 17h, o espaço da Casa de Cursos do MEPE – Museu do Estado de Pernambuco estará aberto para visitação, em um ambiente de ateliê livre e coletivo, onde os visitantes poderão circular e interagir com as experimentações em exposição.

A partir das 14h30, o evento também promove uma roda de conversa onde os participantes e idealizadoras do projeto irão compartilhar relatos e discutir os caminhos trilhados durante o laboratório. Em seguida, uma visita guiada pelas técnicas têxteis exploradas ao longo dos encontros.

Realizado entre abril e junho deste ano, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) e no MEPE, o projeto promoveu encontros semanais que combinaram rodas de conversa, leitura de textos, análise de obras e práticas manuais voltadas à produção têxtil artesanal. A proposta partiu de uma provocação central: como criar de forma livre, rompendo com os paradigmas estéticos impostos pela sociedade? O laboratório propõe um exercício crítico sobre o que é considerado “bonito” ou “feio” em nossa cultura visual — e como essas construções influenciam nossas escolhas e criações cotidianas.

Com um grupo formado por 15 participantes — entre artesãos, estudantes, trabalhadores da indústria criativa e pesquisadores —, o fEEEio Lab adota uma metodologia de ateliê livre, baseada na troca de saberes e no fazer coletivo. Ao trazer o “feio” para o centro do debate, o projeto não apenas questiona padrões estéticos cristalizados, mas também propõe novos modos de criação e apreciação artística.

feeeio 2025 04 12 encontro 1 credito Raquel Campello
(Foto: Hannah Sá/ Divulgação)

Entre os temas debatidos estão a evolução histórica dos conceitos de beleza e feiura, o “infamiliar” freudiano e o processo criativo fora dos paradigmas convencionais, entrelaçando conceitos e textos de autores como John Berger, Umberto Eco, Byung-Chul Han e Rosane Preciosa. Nas práticas manuais, os participantes exploraram as técnicas do crochê, bordado, ponto russo, tressê e barafunda.

A equipe pedagógica, responsável pela condução das oficinas, foi chefiada por Carolina Melo — designer, pesquisadora em moda e professora — e contou com o apoio de Duda Galvão, designer e docente na área de moda; Anantcha Lafaiete, designer e professora especializada em práticas têxteis; Hannah Sá, designer, artista visual e professora; e Leidiane Rodrigues, artesã. A produção executiva e design é realizada por Hannah Sá e Raquel Pontes Campello (designer, pesquisadora e produtora cultural) com monitoria de Heloísa Galvão (estudante de Design da UFPE).

Este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem o incentivo financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. Conta com os apoios do MEPE, do MAMAM e é vinculado à Universidade Federal de Pernambuco como projeto de extensão do dDesign sob tutela da professora Oriana Duarte.

feeeio 2025 05 10 encontro 4 credito Hannah Sa 11
(Foto: Hannah Sá/ Divulgação)

fEEEio LAB — LABORATÓRIO DE ESTUDO E EXPERIMENTAÇÃO DA ESTÉTICA DO FEIO

Sábado, 7 de junho | 10h às 17h
MEPE – Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960 – Graças, Recife – PE)

Entrada gratuita

E-mail: feeeiolab@gmail.com  

Instagram: @f.eee.io