Exposição “Entre o Aiyê e o Orun” destaca mitos da criação nas religiões afro-brasileiras

Mostra reúne obras de 14 artistas e propõe uma reflexão sobre a influência da cosmologia africana na arte brasileira

Copia de Imagem post padrao 2 4
Foto: Ayrson Heráclito/Divulgação.

A Caixa Cultural São Paulo recebe até o dia 4 de maio a exposição Entre o Aiyê e o Orun, que reúne obras de 14 artistas com foco nos mitos da criação do mundo sob a perspectiva das religiões afro-brasileiras. A mostra, inaugurada nesta terça-feira (11), tem entrada gratuita.

A exposição apresenta trabalhos em diferentes técnicas, como pintura, desenho, escultura, fotografia e instalação, destacando a influência da cosmologia africana na arte brasileira. Além de valorizar a produção artística afro-brasileira, a mostra propõe reflexões sobre racismo, intolerância religiosa e as consequências do colonialismo.

A curadoria é assinada por Thais Darzé, que ressalta a importância dos artistas selecionados e a diversidade de suas expressões artísticas. “É uma exposição cujo eixo conceitual são os mitos da criação do mundo e da humanidade, de uma perspectiva afro-brasileira”, afirma. Segundo Darzé, a escolha das obras teve como critério artistas que dedicaram suas produções a essas temáticas, proporcionando um amplo panorama da arte afro-brasileira.

Entre os artistas expostos estão Agnaldo dos Santos, Carybé, Emanoel Araújo, Jayme Figura, Mario Cravo Jr., Mario Cravo Neto, Mestre Didi, Pierre Verger, Rubem Valentim, Ayrson Heráclito, Caetano Dias, J. Cunha, José Adário e Nadia Taquary.

“Três grandes artistas seminais do ponto de vista da arte afro-brasileira, que são de suma importância tanto para contextualização quanto para o entendimento do que seria uma arte afro-brasileira. Existem esculturas tanto de Mestre Didi quanto de Rubem Valentim e uma grande escultura do Emanoel Araújo nesta exposição”, comenta Thais Darzé.

A Caixa Cultural São Paulo está localizada na Praça da Sé, 111, Centro Histórico de São Paulo.

Com informações da Agência Brasil.