O Coletivo Blogueiras Negras, com o apoio do programa Aliança Negra Pelo Fim da Violência, do Fundo Elas+, inaugura a exposição Reflexos da Dignidade, Mulheres Negras e Bem Viver nesta quinta-feira (13), às 19h, no Museu da Abolição, no Recife. A mostra, que ficará em exibição até 13 de maio de 2025, reúne 13 obras visuais de cinco artistas brasileiras e conta com a coprodução do Mandume Cultural.
A exposição busca destacar o papel das mulheres negras na construção de novos imaginários relacionados ao conceito de bem viver, por meio da arte como ferramenta de resistência e mobilização social. A proposta é abordar a interseção entre arte, comunicação e movimentos sociais, refletindo sobre a importância de desafiar o racismo e outras formas de opressão também nos campos simbólicos, imagéticos e discursivos.
Fruto de três anos de trabalho do projeto Aliança Negra: A Outra Face da Violência, a exposição é uma continuidade da pesquisa Imaginando o Futuro: Artes, Comunicação e Movimentos Sociais na Re-Criação de Imaginários, realizada pela pesquisadora e jornalista Mariana Reis. O estudo tem como objetivo transformar a estrutura social vigente, promovendo o cuidado e o bem viver para a população negra, em substituição à violência racial.



Com curadoria de Wellington Silva, especialista em economia criativa e pesquisador de memória negra, e cocuradoria dos historiadores Isabelle Ferreira, Samuel Santana e do diretor de arte Sandir Costa, a mostra apresenta obras das artistas Maiana Oliveira (Bahia), Mavinus (Pernambuco), Priscila Ferraz (Pernambuco), Yane Mendes (Pernambuco) e a Coletiva Presentes Futuras (Brasil). Além das obras visuais, o público poderá apreciar peças do Acervo de Cultura Material Africana do Museu da Abolição, instalações e outros conteúdos que ampliam o debate sobre as temáticas em questão.
“Nessa exposição, uma cartografia se desenvolve a partir da arte e da identidade, que deságua no desejo pelo bem viver e reforça a relevância da arte na construção de novas percepções de memória, cuidado, dignidade e afeto para a população negra. Algo que jamais poderá ser realizado sem as mulheres negras”, reforça Wellington Silva.
A exposição é gratuita e aberta ao público, com uma série de atividades programadas ao longo do período de exibição. Para mais informações, os interessados podem acompanhar as redes sociais do Coletivo Blogueiras Negras (@blogueirasnegras) e do Museu da Abolição (@museuabolicao).
Serviço:
Exposição Reflexos da Dignidade, Mulheres Negras e Bem Viver
Quando: 13 de março de 2025, às 19h
Onde: Museu da Abolição – Rua Benfica, 1150, Madalena, Recife/PE
Entrada gratuita