Estreias da semana: dois indicados a Melhor Filme no Oscar na lista

Filmes dessa semana chegam aos cinemas nesta quinta (25)

Copia de Post Noticias Padrao 16
Vidas Passadas e Anatomia de uma Queda concorrem na categoria de Melhor Filme.

Nesta semana, filmes indicados a categorias de destaque do Oscar estão na lista de estreias. O suspense francês de Justine Triet, Anatomia de uma Queda, indicado a Melhor Filme, segue os desdobramentos na investigação de uma morte de um homem, tendo sua esposa como principal suspeita. Já o concorrente, Vidas Passadas, dirigido por Celine Song, acompanha o encontro de antigos amigos, agora nos seu 30, que se separaram ainda crianças.

As indicações desses títulos marcaram um momento histórico no Oscar. As indicações de Justine Triet, Celine Song e Greta Gerwig – por Barbie – marcaram o recorde de maior número de indicações com filme dirigidos por mulheres

Peixes Bizarros das Fossas Abissaís é uma animação adulta de humor peculiar com roteiro e direção por Marão. A trama segue uma mulher com superpoderes que conta com a ajuda de uma nuvem e uma tartaruga falantes numa viagem ao fundo do mar. Ainda nos filmes brasileiros , o documentário Servidão, de Neto Borges e Renato Barbiere escancara a realidade do trabalho análogo a escravidão na Amazônia brasileira.

Confira esses e outros títulos na lista abaixo:


Anatomia de uma Queda – Justine Triet

Sandra, Samuel e seu filho, Daniel, que possui deficiência visual, residem há um ano em uma localidade remota nas montanhas. Quando Samuel é encontrado morto do lado de fora de sua casa, uma investigação é iniciada devido às circunstâncias suspeitas da morte. No meio da incerteza, Sandra é acusada. A questão que paira é se foi suicídio ou homicídio. Um ano depois, durante o julgamento de Sandra, a trama se desenrola como uma análise minuciosa do relacionamento entre os pais, visto pelos olhos de Daniel, cuja deficiência visual pode ter desempenhado um papel importante nas dinâmicas familiares.


Vidas Passadas – Celine Song

Nora e Hae Sung, inseparáveis amigos de infância, são separados quando a família de Nora toma a decisão de deixar a Coreia do Sul. Duas décadas se passam, e o destino os reúne novamente em Nova Iorque para uma semana crucial. Durante esse período, eles confrontam concepções de destino, amor e as escolhas que moldaram suas vidas. O filme foi selecionado oficialmente no Festival de Berlim e exibido no prestigioso Festival de Sundance de 2023. Vidas Passadas terá sessões diários no Cinema da Fundação Museu a partir desta quinta (25).


As Bestas – Rodrigo Sorogoyen

Um casal francês de meia-idade decide iniciar uma nova fase de suas vidas ao se mudar para uma pequena cidade, ansioso por uma conexão mais próxima com a natureza. Contudo, sua presença na comunidade desencadeia uma hostilidade intensa por parte de dois moradores locais, escalando para um ponto em que as animosidades se transformam em violência. Nesse cenário tenso, o casal se vê confrontando desafios inesperados enquanto tenta construir uma vida pacífica em seu novo ambiente aparentemente tranquilo.


Servidão – Neto Borges e Renato Barbieri

No documentário, depoimentos de abolicionistas modernos e trabalhadores rurais vítimas da escravidão contemporânea lançam luz sobre a realidade do trabalho análogo a escravidão na sociedade brasileira. Ao longo de cinco séculos, a mesma categoria de pessoas continua sendo subjugada. O filme investiga a contradição de um país que, mesmo com leis rigorosas contra condições de trabalho análogas à escravidão, ainda testemunha casos desse regime, revelando uma problemática profunda. Servidão terá sessões diários no Cinema da Fundação Porto a partir desta quinta (25).


Bizarros Peixes das Fossas Abissais – Marão

Uma heroína peculiar, cujo superpoder extraordinário envolve a capacidade de transformar seus glúteos em um gorila feroz e imenso. Acompanhada por uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica, a missão da mulher é juntar os cacos de um vaso, cada pedaço contendo informações vitais, para formar um mapa crucial que a guiará em uma jornada até as profundezas do oceano. Bizarros Peixes das Fossas Abissais terá sessões diários no Cinema da Fundação Porto a partir desta quinta (25).