Oscar tem recorde com três indicados a melhor filme dirigidos por mulheres

No entanto, apenas uma mulher - Justine Triet - foi indicada a melhor direção, deixando Greta Gerwig de fora

oscar 2
"Anatomia de Uma Queda", "Vidas Passadas" e "Barbie". (Fotos: Divulgação.)

O Oscar indicou três diretoras a melhor filme, um recorde na premiação que já foi bastante criticada pela falta de reconhecimento ao trabalho de diretoras. Celine Song com Vidas Passadas, Greta Gerwig por Barbie e Justine Triet por Anatomia de Uma Queda concorrem ao prêmio principal da Academia.

Outros indicados a melhor filme são American Fiction, Assassinos da Lua das Flores, Maestro, Oppenheimer, Os Rejeitados, Pobres Criaturas e Zona de Interesse.

As três diretoras também concorrem ao prêmio de roteiro, Celine Song e Justine Triet com roteiro original e Gerwig ao roteiro adaptado. No entanto, apenas Triet concorre a melhor direção.

Até agora, apenas quatro edições, em 96 anos, trouxeram mais de um longa dirigido por mulheres entre os indicados a melhor filme. Em 2009, Lone Scherfig concorreu com Educação ao lado de Kathryn Bigelow por Guerra ao Terror; em 2010, Lisa Cholodenko, de Minhas Mães e Meu Pai e Debra Granik de O Inverno da Alma; Chloé Zhao de Nomadland e Emerald Fennell por Bela Vingança, em 2020 e Siân Heder, de No Ritmo do Coração e Jane Campion com Ataque dos Cães, em 2021.

Dessas indicadas, Bigelow, Zhao e Heder venceram o Oscar de melhor filme.

Em 2024, mais recordes nesse sentido: Emma Stone se tornou a segunda mulher a ser indicada a melhor atriz e melhor filme no mesmo ano, já que ela é também a produtora de Pobres Criaturas. Ela se junta a Frances McDormand, que concorreu como atriz/produtora por Nomadland. Oprah Winfrey e Barbra Streisand já foram indicadas como produtoras e por suas atuações, mas em anos diferentes.

Este ano, 10 mulheres foram indicadas como produtoras: Margot Robbie por Barbie, Emma Stone (Pobres Criaturas) Emma Thomas (Oppenheimer), Marie-Ange Luciani (Anatomia de uma Queda), Amy Durning e Kristie Macosko Krieger (Maestro), Ewa Puszczynska (Zona de Interesse) e Pamela Koffler e Christine Vachon (Vidas Passadas).

Oscar: Representatividade ainda baixa

No entanto, na categoria de melhor direção, a representatividade segue bem baixa. O Oscar falhou em indicar mais de uma mulher como diretora e retirou Greta Gerwig da lista por seu trabalho em Barbie. Gerwig concorre por seu trabalho no DGA, o prêmio do Sindicato dos Diretores, por isso seu nome era dado como certo no Oscar.

Em quase um século, mulheres concorreram ao Oscar de direção nove vezes – sendo Jane Campion indicada em duas ocasiões. E apenas três levaram a estatueta: Campion, Kathryn Bigelow e Chloé Zhao.

O Oscar 2024 acontecerá no dia 10 de março, às 21h (horário de Brasília).