Menos de um ano após o lançamento de seu disco de estreia, Aproar, o duo mineiro Nó — formado por Caio Tavares e Rodrigo Leão — apresenta o EP Calmo e Urgente, um novo capítulo na construção que o grupo tem feito a partir da canção popular brasileira. São três músicas inéditas lançadas junto a uma vídeo session gravada ao vivo no quintal do Estúdio Cais, em Belo Horizonte, em clima intimista e colaborativo.
- Leia também: Fabio Brazza propõe um diálogo produtivo do samba com o rap em “A Roda, A Rima, O Riso e a Reza”
Com direção de vídeo e fotografia de Bruna Simões e Ana Negro, e projeto gráfico assinado por Mayara Nasr, o EP traz como ponto alto a colaboração de novos e importantes nomes da canção contemporânea: Ítallo França e João Menezes, de Maceió, o carioca Antonio Leoni e a sergipana Tori participam das faixas gravadas no novo projeto. O lançamento chega às plataformas no dia 4 de julho pelo selo mineiro Peleja Lab.
O nome do EP traduz a essência do registro: suave, mas guiado por uma urgência existencial e criativa. Ao longo das faixas, o duo convida pares geracionais, reafirmando o desejo de construir pontes, mapear referências e se conectar com novos nomes da música contemporânea.
O EP apresenta uma progressão emocional, iniciando com “quarta-feira”, uma faixa lo-fi produzida por Antonio Leoni, que aborda o fim de um relacionamento. Segue-se “lamento”, que explora influências nordestinas através da voz de Caio e do violão de Rodrigo, contando com a participação de Ítallo França e a sanfona de Max. O encerramento se dá com “te ver”, uma composição mais leve e otimista de Rodrigo e Caio, enriquecida pelos vocais de Tori e João Menezes.
