Em comemoração ao centenário de nascimento de Dalton Trevisan, celebrado em 14 de junho, tem início neste mês a publicação da obra completa do autor. Reconhecido como um dos maiores nomes da literatura brasileira e internacional, Trevisan será homenageado com uma coleção editorial que visa apresentar sua produção literária a novas gerações de leitores.
- Leia também: Novo livro de Midiã Noelle discute desafios e caminhos para uma comunicação antirracista
A primeira leva de títulos será lançada no dia 9 de junho e contempla seis de suas obras mais emblemáticas: O vampiro de Curitiba, Desgracida, Ah, é?, Pão e sangue, Chorinho brejeiro e O beijo na nuca. A esses se soma Educação sentimental do vampiro, antologia inédita organizada pelos escritores e pesquisadores Caetano W. Galindo e Felipe Hirsch. Ao longo dos próximos anos, serão relançados os 37 livros publicados por Trevisan ao longo de sua carreira.

As novas edições chegam ao público em formato especial, com novo projeto gráfico. Cada volume contará ainda com uma seção intitulada Canteiro de obras, que reunirá materiais inéditos como trechos de diários, cartas pessoais, bilhetes, desenhos e outros documentos de valor histórico e literário.
Dalton Trevisan (1925–2024) foi vencedor do Prêmio Camões e recebeu três vezes o Prêmio Oceanos. Mestre das narrativas curtas, é frequentemente comparado a nomes como Tchekhov, Machado de Assis e J. D. Salinger. Suas histórias têm como cenário recorrente a cidade de Curitiba e abordam temas universais como o amor, a violência e as complexas relações humanas.
O lançamento é feito pela editora Todavia.