Cinema São Luiz: Obras serão iniciadas após fim de semana de mobilização popular

Equipamento deve ser reaberto no primeiro semestre do próximo ano, segundo a Fundarpe

saoluiz4
Salve o São Luiz: ato cultural promoveu um abraço simbólico ao cinema nesse sábado (10). (Foto: Alexandre Figueirôa/Revista O Grito!).

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, a Fundarpe, anunciou nessa sexta-feira (9) a contratação da empresa responsável pela execução dos serviços emergenciais no sistema de esgotamento de águas pluviais do Cinema São Luiz, que entrou em colapso com as fortes chuvas em fevereiro deste ano.

Segundo o órgão, as obras serão iniciadas ainda esta semana, com um prazo de 60 dias e valor de R$ 106.308,53. O anúncio chega depois de uma série de mobilizações por parte do setor audiovisual e artístico, que, junto a sociedade civil, tem cobrado respostas urgentes do Governo de Pernambuco.

No entanto, a previsão de reabertura do equipamento cultural é apenas para o primeiro semestre do ano que vem, já que o São Luiz deverá receber ainda obras para consolidação e restauração do forro ornamentado que sofreu estragos.

cinemasaoluiz
Parte do forro ornamentado se desprendeu durante as chuvas de fevereiro. (Foto: Morgana Narjara/Secult-PE).

Mobilização popular

Neste sábado (10), uma multidão se reuniu redor do cinema, na Rua da Aurora, para cobrar respostas do governo estadual. O evento, batizado de Salve o São Luiz, promoveu shows, roda de poesia e mostra de filmes e chamou a atenção dos transeuntes que passavam na esquina com a Conde da Boa Vista.

No ato cultural, estiveram presentes presentes os diretores Kleber Mendonça Filho, Marcelo Lordelo e Katia Mesel e a produtora Emilie Lesclaux, além do ex-programador da sala Luiz Joaquim e da representante do Comitê Lei Paulo Gustavo Carol Vergolino.

Também na manhã desta segunda (12), a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), promoveu uma audiência pública para debater a situação do São Luiz. A iniciativa foi da deputada estadual Dani Portela (PSOL).