Caruaruense Gael Vila Nova lança audiovisual “Você Não Merece o Frevo”

Com produção musical de Renato Bandeira, artista autoral leva renovação ao frevo e apresenta visualizer com interpretação de libras e direção da pernambucana Cecília Távora

Copia de Copia de Post Noticias 62
(Foto: Cecília Tavora/ Divulgação)

O caruaruense Gael Vila Nova — artista pernambucano autoral — lança o audiovisual Você Não Merece o Frevo, sua mais nova canção, produzida musicalmente por Renato Bandeira, guitarrista da SpokFrevo Orquestra. Com interpretação de libras e direção/produção/fotografia de Cecília Távora, o visualizer reúne cenas na cidade de Olinda/PE. O projeto leva o incentivo da Lei Paulo Gustavo de Pernambuco. 

“Disse para mim mesmo: vou lançar um frevo, então tenho que dançar. Fiz aulas de frevo em Caruaru, com o professor Carlos Eduardo, e consegui performar na gravação do audiovisual, pelas ruas olindenses”, conta o cantor e compositor. 

Recentemente, ele fez o lançamento da música “Você Não Merece o Frevo”. Essa novidade também é acompanhada por uma equipe de músicos de referência do gênero no Brasil e no mundo. A capa da canção é assinada pelo artista Matheus Miguel, pernambucano assim como toda a equipe envolvida neste trabalho de Gael, à frente também da concepção do figurino, confeccionado por “Ser Imenso”. 

WhatsApp Image 2025 02 05 at 14.15.09

“A letra da canção saúda símbolos do frevo de maneira inovadora, mencionando figuras importantes para o gênero musical, inclusive do próprio interior, como os Caretas de Triunfo (Sertão) e os papangus de Bezerros (Agreste). Também o Elefante de Olinda (clube carnavalesco) e o cantor e compositor Alceu Valença (de São Bento do Una, Agreste). Ao mesmo tempo, como forma de renovação, a canção fala do contexto da desilusão amorosa e do relacionamento tóxico de um modo tão irreverente quanto o frevo”, explica. 

Vale destacar que Gael Vila Nova, artista da nova geração da música independente, é da terra do compositor Carlos Fernando (1938-2013), sempre citado quando o tema é frevo. Ele celebra a parceria com Renato Bandeira, que, além da direção musical, assume os arranjos, ao lado de Waltinho D’Souza, e a guitarra, numa instrumentação feita por uma banda. Augusto França (trompete), Augusto Silva (bateria), Braulio Araújo (contrabaixo), Davih Silveira (teclado), Felipe Nascimento (percussão), Kebinha (saxofone e barítono), Thomaz Barros (trombone) compõem a equipe musical. 

“Renato Bandeira é um mestre da música e da produção musical. Ele chamou referências de músicos do estado para essa troca de conhecimento sobre o frevo e a arte de uma maneira geral”, destaca. 

A gravação da música foi realizada no estúdio Musak, no Recife, com André Oliveira na técnica de som. A mixagem e a masterização têm a autoria de Fernando Cardozo, mais conhecido como Azula. 

Gael reúne em sua carreira artística o EP “Cantando Poemas” (2021), com quatro canções, e as músicas “Neste Meu Peito Relicário”, lançada em dezembro de 2024, e “Tenta Entender” (2021), na versão acústica.