“Ainda Estou Aqui” e “Baby” indicados ao prêmio da Sociedade Internacional de Cinéfilos dos EUA

O longa de Walter Salles concorre nas categorias de Melhor Atriz (Fernanda Torres) e de Melhor Roteiro Adaptado, com Heitor Lorega e Murilo Hauser

Aindaesyouaqui
Cena de "Ainda Estou Aqui". (Foto: Divulgação.)

A lista de indicações a prêmios de Ainda Estou Aqui segue aumentando. O longa de Walter Salles que concorre a três Oscar, também está no páreo do ICS Award nas categorias de Melhor Atriz, representado por Fernanda Torres, e de Melhor Roteiro Adaptado, com Heitor Lorega e Murilo Hauser.

A premiação é concedida pela Sociedade Internacional de Cinéfilos (ICS), formada por cerca de 170 profissionais da indústria audiovisual — entre jornalistas, acadêmicos, historiadores e demais profissionais que cobrem eventos de cinema pelo mundo. O longa brasileiro Baby também está na disputa, com a indicação de Melhor Ator Coadjuvante para Ricardo Teodoro.

Heitor Lorega e Murilo Hauser, que adaptaram Ainda Estou Aqui para as telonas, comemoraram a nova indicação, em comunicado via assessoria de imprensa: “é uma alegria imensa ver a história de Eunice conquistando o público internacional depois do enorme sucesso que tem feito no Brasil. Cada indicação e cada prêmio celebram essa heroína e é uma honra imensa para nós e toda a equipe do filme.”

Nesta segunda (27), “Ainda Estou Aqui” também conquistou nova vitória ao ser eleito o Melhor Longa-Metragem Brasileiro pela Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine).

A aprovação do público e da crítica nos Estados Unidos também pode ser atestada pelos índices no Rotten Tomatoes, agregador de opiniões sobre produções audiovisuais, onde “Ainda Estou Aqui” garantiu a melhor avaliação entre os dez indicados a Melhor Filme (95% de aprovação crítica especializada e 99% do público). Nas próximas semanas, o filme ocupará mais de 500 salas do circuito norte-americano, batendo recorde de alcance de um título brasileiro nos Estados Unidos. Em Portugal, o filme se manteve como líder de bilheteria pelo segundo fim de semana consecutivo.

No Brasil, presente em 750 salas, o filme também ganhou novo impulso, crescendo cerca de 80% em relação ao fim de semana passado. Além disso, o longa voltou a ocupar a liderança das bilheterias brasileiras em termos de renda em plena 12ª semana de exibição, assegurando também a vice-liderança de público, à frente de blockbusters internacionais. Mais de 3,8 milhões de espectadores já assistiram ao filme.

Oscar e temporada de prêmios

Ainda Estou Aqui marcou a história do cinema brasileiro ao ser o primeiro representante do país a receber uma indicação na categoria de Melhor Filme no Oscar, onde também compete pela estatueta de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres. O longa também compete no BAFTA (maior premiação do cinema britânico, concedida pela Academia Britânica de Cinema e Televisão) pelo prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, no Dorian Awards (premiação concedida pela Associação LGBTQ de Críticos de Entretenimento), pelo título de Melhor Filme em Língua Não Inglesa do Ano, e no Gold Derby Film Awards concorre a quatro prêmios: Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega) e Melhor Filme Internacional.